Pastel de Feijão...a origem da tradição

Esta delícia, de criação Torreense (Torres Vedras), remonta ao século XIX pelas mãos de D. Joaquina Rodrigues, que deliciava os seus familiares e amigos com estes maravilhosos pastéis. A receita foi divulgada pelos seus familiares e uma parente, de nome Maria Adelaide Rodrigues da Silva, a qual deu início à sua comercialização e que levou a fama dos pastéis de feijão muito além da região de Torres Vedras. Com o tempo, foram surgindo variantes da receita nas pastelarias torrienses, mas mantendo sempre a amêndoa e o feijão.

Na década de 40 do séc. XX, o filho de D. Maria Silva montou uma fábrica especificamente destinada ao fabrico destes pastéis e, assim, surgiram os famosos pastéis “Coroa”. Em meados desse século, os pasteis de feijão eram já conhecidos como os doces típicos de Torres Vedras e atualmente corre o processo de certificação deste doce regional.

Mas o êxito deste doce, mais do que um segredo bem guardado na confeção ou na lista de ingredientes, está no pormenor. A qualidade dos pastéis não tem, pois, a ver com a receita, mas com minúcias de confeção que fazem dele um doce sublime.

Pastéis de Feijão...desde 1940 a adoçar Portugal. E mais uma "coroa" portuguesa.


Contactos

Pieces of Moments