Fernando Pessoa...alma eternizada em nós

 

Magnífico mesmo é observar que, após tantos anos depois da sua morte, a Obra de Fernando Pessoa é hoje tão atual, deslumbrando e cativando pessoas tão diferentes. O Legado de Pessoa é indiferente a diferenças etárias, classes sociais, religiões ou áreas profissionais. Fernando Pessoa nunca esteve tão presente e tão vivo em nós. Ultimamente sairam duas notícias que enaltecem a importância e a atualidade da sua Obra. Diogo Piçarra, jovem cantor português, editou um livro agora em Fevereiro/16, em parceria coma Universidade do Minho, que recria Fernando Pessoa e que se destina a alunos do 7º ao 12º ano.

No livro, Piçarra reinventa-se em Pessoa e na sua heteronímia, apresentando uma reconstrução de vinte poemas pessoanos, tendo por base as suas próprias vivências e as vivências dos seus próprios heterónimos, concebidos para o efeito. Na introdução do livro, Piçarra explica que «O livro tem uma natureza interativa, onde o leitor é desafiado a criar a sua própria versão dos poemas de Fernando Pessoa e a construir a biografia dos seus heterónimos. Cada poema apresentado no livro é também representado por ilustrações simples, que acompanharão o leitor na interpretação e análise da obra de Pessoa».

Mas, para além do livro, Piçarra foi mais longe e projetou também uma peça de teatro e a adaptação musical de poemas. "A dramatização dos poemas constantes no livro resulta na montagem e exibição de uma peça de teatro, onde Pessoa e Piçarra (e respetivos heterónimos) se confrontam, em diálogos complexos, mas entusiasmantes, sobre as suas perceções da vida." O projeto também incluiu a adaptação musical de dois poemas do livro: um poema de Fernando Pessoa e a reconstrução do mesmo feita por Diogo Piçarra.

A segunda notícia que dá conta da atualidade da Obra de Pessoa é a que se refere à criação de uma Banda Desenhada, designada por  "As Aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal...", em que Pessoa surge como o herói da sua própria vida. A iniciativa partiu de  Miguel Moreira, argumentista e desenhador, e  de Catarina Verdier, colorista. A Banda Desenhada relata as aventuras quotidianas pessoais de Pessoa, bem como a obra do poeta.

Sem dúvida que o Livro e a BD estão já na minha lista.

PARABÉNS PIÇARRA! PARABÉNS MIGUEL e CATARINA!

 


Contactos

Pieces of Moments