Dica de jantar: cuscuz com lapas

Ontem o meu jantar foi esta pequena delícia saudável. Têm de experimentar cuscuz com lapas.

O cuscuz é saboroso e nutritivo, podendo acompanhar desde a carne vermelha ao leite. A base do cuscuz é feita de flocos de milho, cereal rico em carboidratos complexos, fibras, vitaminas A e B1 e ácido fólico. O cuscuz também pode ser inserido no cardápio daqueles que desejam emagrecer e ganhar massa magra. Os carboidratos complexos presentes no cuscuz são fonte de energia; as vitaminas A e B1 auxiliam nos impulsos nervosos e na regeneração celular; já o ácido fólico ajuda a prevenir as doenças cardíacas.

Quanto às lapas, são ricas em proteínas, vitaminas e minerais e ao mesmo tempo apresentam um valor calórico modesto. Fornecem vitaminas B12, necessárias à formação dos glóbulos vermelhos e à manutenção de um sistema nervoso saudável, e fornecem também zinco, elemento fundamental à produção de proteínas, cicatrização de feridas e desenvolvimento dos órgãos reprodutores. São também fonte de selénio, elemento que promove, juntamente com a vitamina E, o crescimento e a fertilidade normais do organismo. O selénio é um potente antioxidante que desempenha um papel importante na luta contra o cancro. Tal como acontece com o peixe gordo, o marisco contém pequenas quantidades de ácidos gordos essenciais que conferem protecção cardiovascular. São igualmente importantes para que as membranas das células do cérebro e da retina do olho se mantenham saudáveis.

Do que estão à espera? O Verão começou e a nossa costa é rica em lapas.

Fica a dica. Bom apetite!

 

 

 


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