Monsaraz...um dos 25 locais mais bonitos de Portugal

 

Devido à sua posição geográfica, a colina de Monsaraz sempre ocupou um importante lugar na história do Concelho, tendo sido ocupada por diversos povos desde a pré-história. No séc. VIII, Monsaraz cai sob domínio do Islão através das invasões muçulmanas que ocuparam grande parte da Península Ibérica. 

Em1167, foi conquistada aos muçulmanos por Geraldo Sem Pavor numa expedição que partiu de Évora, também esta recém-conquistada mas, após a derrota de D. Afonso Henriques em Badajoz, Monsaraz cai novamente em poder dos árabes. Em 1232, apoiado por cavaleiros templários, D. Sancho II reconquista-a em definitivo, sendo posteriormente doada à Ordem do Templo.

Em 1512, D. Manuel concede novo foral à Vila de Monsaraz, reformulando a vida pública e jurídica do Concelho. 

A sua condição de vila medieval acastelada, o impetuoso crescimento das aldeias de Reguengos, a riqueza das actividades artesanais e vinícolas e a fidelidade da população de Monsaraz aos ideais miguelistas derrotados na guerra civil (1828-1834) foram os factores que contribuíram para a transferência da sede de Concelho de Monsaraz para Vila Nova de Reguengos em 1838, onde se estabeleceu definitivamente em 1851.

Ontem, 08 de Junho/16, o jornal El País, destacou Monsaraz como uma das 25 localidades mais bonitas de Portugal, entre Óbidos, Sintra, Estremoz, Castelo de Vide, Almeida, Marvão, Monsanto, Castelo Rodrigo, Provesende, Marialva, Ponte de Lima, Dornes, Idanha a Velha, Castelo Mendo, Sortelha, Tavira, Ericeira, Trancoso, Belmonte, Castelo Novo, Linhares e, nos Açores, Vila Franca do Campo e Lajes do Pico.

Parabéns Portugal.

 

 


Contactos

Pieces of Moments