Bom Jesus de Braga, os 5 Sentidos, as 3 Virtudes...um escadório rumo à UNESCO

 

Na minha memória está a recordação da minha infância e de um dos passeios ao Norte de Portugal em que dormi uma noite mo parque arborizado junto ao Santuário do Bom Jesus em Braga: que ambiente mágico, que bom era ouvir o som dos sinos, que imagem linda lá do alto, com Braga aos pés, que paz...lembro-me de subir o escadório (581 degraus) e de apreciar a Via Sacra, as fontes alusivas aos 5 Sentidos e às 3 Virtudes (Fé, Esperança e Caridade). Falamos de um verdadeiro Espaço-Santuário, um sublime, único e gigantesco património de devoção e de fé.

Acredita-se que a primeira ocupação deste sítio remonta ao início do século XIV, quando alguém terá erguido uma cruz no alto do monte Espinho. No ano de 1373 existia já uma ermida no local, sob a invocação da Santa Cruz e passou a ser um local de peregrinação das gentes da região de Braga, tendo sido erguida uma segunda ermida em 1494. Em 1522 foi erguida uma terceira ermida e em 1629 foi edificada uma capela onde foi colocada uma imagem de Cristo Crucificado, além de casas para abrigo dos romeiros, e as primeiras capelas dos Passos da Paixão.

A partir de 1722,  iniciou-se um grande projeto que desembocaria no atual Santuário.

Os escadórios têm um desnível de 116 metros e estão divididos em três lanços:

Escadório do Pórtico

Escadório dos Cinco Sentidos, com fontes alegóricas aos 5 Sentidos e precedidas pela fonte das 5 Chagas

Escadório das Três Virtudes, com 3 fontes alusivas à Fé, Esperança e Caridade

Recentemente, em 1 de junho de 2016, foi anunciado que o Santuário do Bom Jesus integra a lista Indicativa de Portugal ao Património Mundial aprovada pela Comissão Nacional da UNESCO e nós vamos acreditar que vamos ter mais este Património elevado a Património Mundial. 

"Fontes de púrpura abriu então o ódio amargo; agora o amor transforma-os aqui em cristais para ti."

Fontes das 3 Virtudes

 

Contactos

Pieces of Moments