Ecopistas portuguesas...natureza sobre rodas

É o que se chama de tratamento 3 em 1: faz bem ao corpo, à mente e ao espírito. Se pedalar faz bem, imagine agora pedalar alinhado/a com rios, vinhas, sobreiros, castanheiros, carvalhos, passando por aldeias e avistando serras. Pois...já se está a imaginar a oxigenar-se de alma e coração, não é? Então saiba que as ecopistas portuguesas estão aí para preparar aquele seu circuito para o Verão. Conheça-as abaixo:

Ecopista do Dão

Com 49 km é a Ecopista mais comprida de Portugal e talvez também a mais bonita.
A ciclovia começa a partir de Santa Comba Dão e situa-se nas margens do rio Dão e do rio Paiva. Cada curva no rio equivale a uma curva na Ecopista e são-lhe proporcionadas vistas magnificas sobre a natureza.

Ecopista do Minho

Com pouco mais de 15 km, faz o trajeto entre Valença e Monção, tendo sido classificada como a 4.ª Melhor da Europa em 2009.

Ecopista do Vouga

Trajeto entre Sernada e Viseu, durante o qual se pode passar por uma das pontes mais bonitas de Portugal, a ponte do Poço de Santiago em Sever do Vouga.

Ecopista do Ramal do Lena

A única linha de caminhos-de-ferro mineira de alta montanha existente em Portugal ligava as minas da Bezerra à vila de Porto de Mós, pela serra da Pevide, no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. É hoje um percurso pedestre e ciclável com pouco mais de sete quilómetros.

Ecopista do Montado

Tem início na antiga estação de comboios de Montemor-o-Novo, prosseguindo em direção ao apeadeiro de Paião, para terminar, quase 13 quilómetros depois, na estação de Torre da Gadanha. O percurso atravessa uma importante área natural, o Sítio de Monfurado, parte da Rede Natura 2000.

Ecopista da Linha do Sabor

Situada no trecho da antiga linha ferroviária do Sabor, esta ecovia prolonga-se ao longo de 24 quilómetros entre Torre de Moncorvo e a aldeia de Carviçais. Percorre o sopé da serra do Reboredo, contando com vários miradouros ao longo do percurso.

Já escolheu a sua? Então, rodas ao caminho.



 


Contactos

Pieces of Moments