Pousadas de Portugal...deslumbrantes refúgios - Parte 3

Depois de termos publicado posts sobre as Pousadas do Norte e da Região Centro, vamos agora abordar as da Região de Lisboa.

 A Pousada do Castelo de Palmela (fotos acima) situa-se entre o estuário do Sado e a mágica e majestosa Serra da Arrábida. A sua ocupação remonta a 300 anos antes de Cristo e é uma testemunha da história de Portugal: o castelo foi conquistado e reconquistado em batalhas épicas e corajosas lideradas pelo primeiro rei português e a estrutura da pousada foi outrora o antigo convento da ordem de Santiago. Situada 230 metros acima do nível do mar, a vista da Pousada para o parque natural da Serra da Arrábida e para o rio Sado é particularmente notável em dias de céu limpo e sol. 

A Pousada Castelo de Óbidos (fotos acima), uma das 7 maravilhas de Portugal, situa-se numa das vilas mais emblemáticas e inspiradoras para viajar no tempo, desde a época da conquista de D. Afonso Henriques em 1148, até à instituição deste espaço como dote para as rainhas de Portugal, com o casamento de D. Dinis. De carcterísticas medievais, tem uma enorme carga histórica e é preenchida por lendas e histórias de amor.

A Pousada de Lisboa (fotos acima), situada na Praça do Comércio, é um Small Luxury Hotel, foi casa de reis e espaço de ministérios (já publicado post sobre o Hotel em Novembro/15).

Construído com enorme influência do barroco e rococó dos séculos XVIII e XIX, o Palácio de Queluz (fotos acima) é conhecido como a "Versalles Portuguesa" e foi o palácio de verão do rei D. Pedro III e de Maria I.

No ano de 1136 D. Afonso Henriques toma aos mouros o primitivo castelo, logo chamado de Aurem, enquanto lutava para expandir o reino de Portugal e afirmar a Fé Cristã sobre os Mouros. O Castelo de Ourém seria a alma do burgo amuralhado e erguido no alto do morro de Ourém, por sua vez agraciado ainda com um Palácio, uma Igreja Colegiada e Cripta, Fonte Gótica, Pelourinho, ruas estreitas e paredes caiadas. A Pousada de Ourém(fotos acima) encontra-se assim inserida no burgo medieval amuralhado de Ourém, situada numa colina majestosa a escassos quilómetros de Fátima. 

Que património, que encantamento...

 

Contactos

Pieces of Moments