Pousadas de Portugal...vivenciar o presente com gosto a passado

Depois de 4 posts dedicados às Pousadas de Portugal, termino com este post o ciclo de abordagens a estes ex-libris nacionais. E chegou o momento de "viajar" pelas Pousadas do Algarve e dos Açores.

Começando pelas terras do sul, o Algarve é presenteado com três Pousadas: a Pousada Palácio Estoi, a Pousada de Sagres e a Pousada Convento de Tavira.

A Pousada Palácio Estoi (nas primeiras fotos do topo), localiza-se em Faro e é de estilo rococó. O palácio foi ideia de um nobre local que morreu pouco depois do início da construção em meados dos anos de 1840. Outra personalidade local, José Francisco da Silva, adquiriu o palácio e completou-o em 1909. Foi feito visconde de Estói graças ao dinheiro e esforços que despendeu na sua construção. O palácio tem também lindos jardins com laranjeiras e palmeiras, que condizem com o seu alegre estilo rococó. O terraço inferior exibe um pavilhão e azulejos azuis e brancos, a Casa da Cascata, no interior da qual se encontra uma cópia das Três Graças, de Canova. O terraço superior, o Patamar da Casa do Presépio, tem um grande pavilhão com vitrais, fontes decoradas com ninfas e nichos em azulejos. O palácio foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1977 e é um Small Luxury Hotel.

A Pousada de Sagres (em segundo lugar nas fotos do topo), localiza-se em Sagres"onde a terra acaba e o mar começa". Vila de enorme significado histórico e marítimo, de onde, há 500 anos, D. Henrique fez sair as caravelas portuguesas à procura de novos mundos. A Pousada do Infante foi inaugurada em 1960, nas comemorações do V centenário da morte do Infante D. Henrique, situa-se sobre a falésia e daqui se avista, a Fortaleza de Sagres onde o Infante D. Henrique impulsionou no Sec. XV, os Descobrimentos Portugueses.

A Pousada Convento de Tavira (antigo Convento das Eremitas de Santo Agostinho) situa-se no centro histórico da cidade de Tavira e foi fundado por Agostinho Pedro de Vila Viçosa em 1542 (em terceiro lugar nas fotos do topo).

Passando agora aos Açores, encontramos outras duas encantadoras Pousadas: a Pousada Forte Angra do Heroísmo (primeiras fotos abaixo) e Pousada Forte da Horta (segundas fotos abaixo).

Pousada do Forte de São Sebastião ou Pousada de Angra do Heroísmo situa-se no Forte de São Sebastião em plena zona histórica da cidade de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira - Açores. Assume a classificação de Pousada Histórica Design. Sob os reinados de D. João III (1521-1557) e de D. Sebastião (1568-1578), foram expedidos regimentos, reformulando o sistema defensivo da região, destacando-se a fortificação das ilhas. Desse modo, para a defesa de Angra,  foram propostas novas fortificações como O Forte de São Sebastião. Em 1983 a zona histórica da cidade de Angra, incluindo as muralhas e o forte, foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.

A Pousada Forte da Horta  situa-se no Faial e está também relacionada com a defesa das ilhas do arquipélago dos Açores, contra os assaltos de piratas e corsários, atraídos pelas riquezas das embarcações que aí aportavam, oriundas da África, Índia e Brasil. Em meados do século XVI Bartolomeu Ferraz recomenda então a fortificação dos Açores a João III de Portugal em 1543.

Escolher as Pousadas de Portugal é de facto uma boa escolha: é vivenciar o presente com gosto a passado.

 


Contactos

Pieces of Moments