Pela Rota dos Templários...vivências que inspiram

 

Nada melhor do que vivenciar de perto todas as emoções que nos dão o nosso Património histórico e cultural. Vivências que ficam para sempre. Decidi finalmente conhecer o Castelo de Almourol (fotos acima), em Tancos, Concelho de Vila Nova da Barquinha e no Distrito de Santarém.

Erguido num afloramento de granito a 18 m acima do nível das águas, numa pequena ilha de 310 m de comprimento por 75 m de largura, no médio curso do belíssimo Rio Tejo, um pouco abaixo da sua confluência com o rio Zêzere, deparamos com este mítico Castelo, o qual integra a Região de Turismo dos Templários. 

Tudo no local nos faz viajar no tempo e divagar, divagar muito...a nossa alma é inspirada pela beleza e paz do local. Queremos simplesmente ficar ali e "degustar" toda aquela natureza, todo aquele espaço envolto em mistério e romantismo.

 Com a extinção da Ordem do Templo, o castelo de Almourol passou a integrar o património da Ordem de Cristo (que foi a sucessora em Portugal da Ordem dos Templários). À época da Reconquista cristã da penísnula ibérica, quando esta região foi ocupada por forças portuguesas, Almourol foi conquistado em 1129 por D.Afonso Henriques (1112-1185). O soberano entregou-o aos cavaleiros da Ordem dos Templários, então encarregados do povoamento do território entre o rio Mondego e o Tejo, e da defesa da então capital de Portugal, Coimbra.

Mas, o Convento de Cristo em Tomar esperava-me e segui caminho.

Aí chegada, fui de novo envolvida. Convento de Cristo (fotos abaixo) é um  monumento nacional de Portugal e classificado pela UNESCO como Património Mundial. Possui traços românicos, góticos, manuelinos, renascentistas, maneiristas e barrocos.

Fundado em 1160 pelo Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, D. Gualdim Pais, ainda conserva memórias desses monges cavaleiros e dos herdeiros do seu cargo, a Ordem de Cristo, os quais fizeram deste edifício a sua sede. 

Actualmente é um espaço cultural, turístico e ainda devocional. 

A Rota dos Templários é de facto divina...transmissora de muita fé e paz.

Amei. Templária por um dia.

 


Contactos

Pieces of Moments