Dornes...paraíso dos templários

Dornes é uma localidade situada numa pequena península do concelho de Ferreira do Zêzere, com 21,91 km² de paraíso. Foi sede de concelho entre 1513 e 1836, situa-se no extremo norte do distrito de Santarém e está turisticamente integrada na Região de Turismo dos Templários.

Terra muito antiga, anterior à fundação da nacionalidade, como o atestam os monumentos e os vestígios arqueológicos, onde foi documentada a presença de um religioso de Dornes no Foral de Arega, em inícios do século XIII. Ainda neste século existem referências à Comenda Templária de Dornes.

Mais tarde, no século XV, Dornes, enquanto Comenda Mor da Ordem de Cristo teve por Comendador D. Gonçalo de Sousa, homem muito influente, da Casa do Infante D. Henrique e que aqui mandou construir, em 1453, a Igreja de Nossa Senhora do Pranto. Este local de culto deu à povoação, parte da importância que esteve na origem, em 1513, da atribuição do Foral Manuelino.

Aqui nasceram, um século mais tarde, muitos dos heróicos combatentes que por volta de 1650 se bateram nas fronteiras para assegurar a independência nacional.

Do "modus vivendus" das gentes de Dornes, destacamos a produção e comercialização da madeira de castanho.

Dornes é a sala de visitas do Concelho de Ferreira do Zêzere, um enorme polo de atração turísitica e outro dos pequenos paraísos de Portugal.

Torre Sineira de Dornes


Contactos

Pieces of Moments