Portugal e a sua cozinha mediterrânica...na senda dos World Cookbook Awards

Vai ser em Maio/16, na China, que o Livro  'Viver Portugal com o Mediterrâneo à Mesa" de Fortunato da Câmara e editado pelos CTT - Correios de Portugal, vai conhecer se será o vencedor do concurso Gourmand World Cookbook Awards, na categoria de livro de culinária mediterrânica.  Portugal, através de dados históricos, geográficos, climáticos, sociológicos e gastronómicos, encontra-se ligado através do sul de Portugal - da Serra da Arrábida ao Algarve - à cozinha mediterrânica.

Já em 2011, o livro "O Pão em Portugal", de Möette Barboff, foi considerado o melhor livro do mundo na categoria pão, deste mesmo prémio. A sopa de beldroegas, os carapaus de escabeche, o cozido de grão com peras, as broas de batata-doce, a caldeirada de polvo, o moscatel de Setúbal, o pão alentejano e o pão de testa do Algarve, são algumas das receitas incluídas neste livro. 

O livro contém selos que decorrem de emissões filatélicas já produzidas: dois selos da emissão 100 Anos das Regiões Demarcadas (2008); seis selos da emissão O Azeite (2008); dois selos da emissão Pão Tradicional Português (2009,2010); e ainda quatro selos e um bloco filatélico de uma das emissões do mês de Julho, a Dieta Mediterrânica.

Todo o País está representado neste livro e nos selos que ele inclui, sendo referenciada a cultura gastronómica de árabes e romanos, o mesmo acontecendo com as primeiras receitas registadas em Portugal já como nação.O livro inclui receitas tradicionais, em português e inglês, contribuindo para a divulgação do nosso legado gastronómico fora do País.

Espreitem nas livrarias mais próximas e sigam o aroma dos deuses: o da nossa cozinha.

Viver Portugal com o Mediterrâneo à Mesa2


Contactos

Pieces of Moments