Migas, chouriças...e outras iguarias

: :

Está a decorrer em Ferreira do Zêzere e até 31 de Janeiro/16, o quinto Festival Gastronómico das Migas, com a participação de onze restaurantes do concelho e de quatro estabelecimentos de Tapas&Petiscos.

Sob o tema “Migas com todos”, o festival reúne o melhor da gastronomia do Ribatejo Norte, com influências da Beira Baixa. Todos os restaurantes aderentes dispõem de ementas irresistíveis de base tradicional com novas criações propostas pelos chefes cozinheiros.

O festival decorre todas as Sextas (jantar), Sábados e Domingos, nos restaurantes aderentes.

Depois,  e apenas no dia 31 de Janeiro, a típica aldeia de Querença (Concelho de Loulé) recebe a tradicional Festa das Chouriças, em honra de São Luís, protetor dos animais.

Esta festividade surge na continuidade de uma tradição secular e é a mais emblemática festa do género no interior algarvio, aliando a componente da gastronomia à religiosa.

As celebrações arrancam no sábado, dia 30, com uma Noite de Fados na Casa do Povo de Querença, a partir das 21h00.

Já no domingo, dia 31, a partir das 10h00, abre ao público uma exposição e venda de artesanato e produtos locais. Às 11h00, os visitantes poderão degustar chouriça assada e, às 13h00, terá início a Quermesse da Comissão de Festas.

A Eucaristia presidida pelo Padre Carlos Matos tem início às 14h30, seguindo-se a procissão pelas artérias da aldeia.

O momento alto das festividades está agendado para as 16h00, com o leilão de chouriças e outras ofertas, no adro da Igreja.

Enfim. iguarias...portuguesas com certeza...e de levar para a mesa.

 

 


Contactos

Pieces of Moments