Portugal ancorado ao sucesso...mas sempre em navegação

: :
:

Do design, às marinas, ao turismo, à escultura ou à gastronomia, Portugal continua a fazer soar o seu nome dentro ou fora fronteiras.

Pela primeira vez, há uma designer nacional a marcar presença na cerimónia de prémios internacionais de moda e design Fashion Crowd Challenge e também pela primeira vez foi distinguida com um Dream Award. Trata-se da portuguesa Inês Caleiro, que recebeu um prémio dedicado aos mais promissores designers e que os procura projetar no panorama internacional de moda e design.Após um ano na Jimmy Choo, em Londres,Inês trabalhou dois anos em Washington, na marca portuguesa de luxo de design de móveis, a Boca do Lobo. Foi aí que percebeu que o design fazia parte da vida dela e que os sapatos eram a forma de expressar a paixão que sentia pelo design. Foi então que em 2011, Inês criou a Guava, marca portuguesa de sapatos e acessórios de design para mulher, que já foram vistos em celebridades como Amber Valletta, atriz e modelo norte-americana,  e em várias publicações internacionais como The Coveteur, L'Officiel, Vogue e Elle.

O prémio de Marina Internacional do ano 2016 foi atribuído a Vilamoura, no Algarve. A distinção foi feita pela The Yacht Harbour Association e o anúncio aconteceu no London Boat Show, em Londres. Vilamoura, um dos principais destinos turísticos de Portugal, é condecorada pelo segundo ano consecutivo e volta a ser eleita, pelos utentes com embarcação, a melhor entre as melhores galardoadas com cinco ancoras.

A Lagoa das Furnas nos Açores foi visitada em 2015 por 150 mil pessoas. De salientar o famoso cozido das Furnas e utilização do espaço envolvente à lagoa, como um dos principais pontos turísticos da ilha de São Miguel. 

Cristina Rodrigues, artista portuguesa, é capa da mais proeminente publicação de escultura do mundo, a Sculpture Magazine. Cristina Rodrigues inicia o seu percurso como docente universitária na Manchester School of Art em 2010 e é um nome conhecido na arte contemporânea portuguesa. A artista e arquitecta sediou-se em Manchester, no Reino Unido, há seis anos e foi nesta cidade que construiu um percurso académico e artístico internacional. A sua carreira conta com passagens pelo GDMOA, Guangdong Museum of Art, na China (2013); pelo MUDE, Museu do Design e da Moda, Lisboa (2013); pela Sé Catedral de Idanha-a-Velha (2013); pelo MNA, Museu Nacional de Arqueologia no Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa (2013/2014); pela Zweigstelle Berlin (2014); pela TIL Gallery, Londres; pela Catedral de Manchester, em Inglaterra (2014) e, mais recentemente, o seu trabalho esteve em exposição no Mosteiro de Alcobaça (2015); na Mansão Senhorial de Tatton Park, em Inglaterra (2015); no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante (2015); no Palácio de São Clemente, no Rio de Janeiro, Brasil (2015) e no Pavilhão de Portugal em Sevilha, Espanha (2015).

De 22 a 31 de janeiro/16, as Pousadas de Portugal lançam um evento gastronómico por todo o país: o Pousadas Restaurant Week, em que durante uma semana, os restaurantes da rede Pousadas apresentam um Menu especial composto por uma Entrada, Prato Principal, Sobremesa e Café, disponível pelo preço fixo de 20 euros (sem bebidas incluídas). Este evento pretende reforçar a portugalidade através da gastronomia e de Norte a Sul do País, os responsáveis pelos restaurantes preparam menus completos com sugestões variadas, reflectindo a diversidade da gastronomia regional, e que podem ser usufruídos aos almoços e jantares.

A mais recente Estrela Michelin portuguesa, Rui Silvestre, cozinha na inauguração do Restaurante BOCA na Holanda. A cozinha deste novo restaurante é chefiada pelo também português Filipe Rodrigues que recebeu formação em restaurantes holandeses com três estrelas Michelin. Hoje e amanhã (dias 16 e 17 Janeiro/16), os dois chefs portugueses vão desenvolver um menu espontâneo de quatro pratos nos jantares de inauguração. O Restaurante BOCA vai apostar numa cozinha de raiz portuguesa, trabalhada de uma forma mais contemporânea. A cozinha do restaurante é aberta para a sala e, como tal, os convidados podem ver a confeção dos pratos ao vivo. 

Portugal a fazer soar o seu nome. PARABÉNS!

 
 

Contactos

Pieces of Moments