Livraria Lello...um ícone histórico e cultural português

É uma livraria mágica, que nos transporta no tempo, de uma beleza única e encantadora. Um verdadeiro ex-libris. Inaugurada em 1906, a Livraria Lello faz parte do património histórico do Porto e em 2013 foi classificada como monumento de interesse público. Considerada uma das mais bonitas do mundo pela imprensa internacional – desde o The Guardian, à revista Time e à CNN – a livraria foi palco de tertúlias e espectáculos ao longo dos anos.

Hoje, 13 de Janeiro/16 celebra 110 anos de existência, o que vai ser comemorado com entrada livre, com a presença do ministro da Cultura e das 10h às 21h, vai haver música e declamação com referência para Camilo Castelo Branco e Florbela Espanca. Para além disso, está reservado um pouco de literatura gratuita com a distribuição de cerca de cem exemplares de A Lágrima, de Guerra Junqueiro, bem como está garantida a presença do vinho do porto, dos pastéis de nata e dos jesuítas, que vão adocicar a literatura nacional. Aos primeiros mil visitantes do dia de aniversário, a livraria oferece ainda um coleccionável de fotografias antigas, tiradas no dia da inauguração (13 de Janeiro de 1906).

Com uma média de 4 mil visitas diárias, em Julho de 2015, a Livraria passou a cobrar 3€ de entrada de forma a tornar viável a normal atividade da mesma e a separar os visitantes dos clientes, sendo que os 3€ são descontados na aquisição de livros. Com esta tomada de decisão, nos últimos 6 meses, a Livraria aumentou em quase 300% a venda diária de livros (de 190 passou para 522 livros).

O espaço da Livraria distribui-se por dois pisos, ligados por uma emblemática escadaria de madeira, sob  um imponente tecto e mais de cem anos depois, a arquitectura neogótica da fachada e todo o interior da Lello - que inspirou J. K. Rowlling para os livros de Harry Potter – mantêm-se num excelente estado de conservação e têm atraído milhares de turistas. Dos bustos de grandes nomes da literatura aos bancos de madeira revestidos a couro, até aos livros antigos e religiosamente conservados, a Lello é um verdadeiro paraíso da leitura. E um orgulho nacional.

 


Contactos

Pieces of Moments