O futuro das crianças...é já hoje

Resultado de imagem para criatividade das crianças
 

Ora bem, nem todas as crianças nascem com as competências essenciais para uma vida criativa e empreendedora. Os pais e mães devem estimular a capacidade de elas tomarem certos baixos-riscos, de fazerem coisas diferentes, de tomarem iniciativas, de terem a capacidade de tomarem decisões e de serem autónomas. Este é o grande desafio para quem educa.

Há sensivelmente 2 dois atrás, o infantário levou a cabo uma iniciativa muito simples: criaram um título de uma história e durante uma semana, a história foi sendo escrita pelos pais e mães mas eram as crianças, a imaginar o decorrer da trama. Algo muito simples e tão importante. Iniciativas como estas, estimulam o pensamento e a criatividade das crianças e é algo que também pode ser feito nas nossas casas. Porque não? Toca a inventar. Vão ver como se vão divertir e como as crianças ficam entusiasmadas por criarem algo. Depois, o nosso papel é o de elogiar pela sua criatividade e talento. 

Por outro lado, como hoje afirmei de manhã, não se esqueçam também do grande benefício da leitura: é um exercício mental, promove o conhecimento, expande o vocabulário, estimula a memória, o pensamento crítico, a concentração, faz maravilhas com a escrita, tranquiliza e se cultivarem o hábito de irem até à biblioteca mais próxima, é grátis.

Outra questão importante é deixar a criança responsabilizar-se pelas suas ideias e ações. Disse algo que não devia ou agiu de forma incorreta, então nós temos de lhes perguntar o que acham daquilo que disseram ou daquilo que fizeram. Vão ver como as crianças vão tomar consciência das suas atitudes. E, sobretudo, como vão aprender com os erros.

Importante também é a questão de pensarem por elas próprias, de pensarem em opções e alternativas, de não serem influenciáveis, de serem capazes de ultrapassar obstáculos e de serem capazes de resolver os seus problemas. É como se costuma dizer, "meio caminho andado" para o empreendorismo.

Lembrem-se então que a brincar, a brincar, levamos a educação a bom porto.

 
 

Contactos

Pieces of Moments