Porque a vida merece ser "degustada"


Um Bolo-Rei XXXL, ou como quem diz...de Olhão

No próximo dia 19 de Dezembro, o ponto de encontro dos Olhanenses será na Igreja Matriz e no Largo da Restauração pois a partir das10h30, Olhão vai expor e oferecer à população fatias de um bolo-rei gigante de 100 metros. O bolo vai ser confecionado pelo chef pasteleiro Filipe Martins, proprietário da confeitaria e bombonaria Kubidoce e vai ser um Bolo-Rei especial pois será feito de batata-doce, laranja confitada e amendoim às camadas. Este chef é conhecido por confecionar bolos-reis inovadores, tais como o bolo-rei de alfarroba com laranja, passas e amêndoa, o bolo-rei de chocolate branco com nozes e laranja, com chocolate negro, laranja, caju e amêndoa, para além do tradicional bolo-rei com frutas cristalizadas.

Filipe Martins explica que «apenas será solicitado um donativo simbólico, que reverterá, como habitualmente, para uma Instituição de Solidariedade Social do concelho».

Para confecionar este bolo-rei de 100 metros, o chef pasteleiro, e a sua equipa, vão utilizar mais de 150 quilos de farinha, 600 ovos, 30 quilos de açúcar, 50 quilos de chocolate branco, 50 quilos de chocolate negro, 300 quilos de frutas cristalizadas, amêndoas, nozes, pinhões, amendoins, avelãs, cajus e passas, cinco quilos de farinha de alfarroba, 10 litros de aguardente, 20 litros de azeite, 20 litros de leite, 10 quilos de fermento e 70 quilos de batata-doce.

A Kubidoce alia a tradição à inovação e mantém a fava e o brinde nos bolos-reis maiores. Para além disso, os seus bombons são já conhecidos pela excelência e este ano apresentam novos sabores: crocante de frutos do bosque, caramelo com flor de sal, framboesas, cereja, crocante de canela, caramelo, praliné de avelã, praliné de amêndoa, limão, tangerina, caramelo com chocolate negro, crocantíssimo e de morango.

Às novidades de 2015, juntam-se as árvores de Natal em chocolate. 

No próximo fim de semana, Olhão vai cheirar não a maresia mas a Bolo-Rei. Uma troca equilibrada.