Porque a vida merece ser "degustada"


Quando o Natal desce à aldeia...

Eis que no coração da Serra da Estrela existe uma linda aldeia com ruas de pedra que em cada Dezembro se transforma numa Aldeia Natal. Falamos da aldeia de Cabeça, no Concelho de Seia, onde as ruas e casas são decoradas pelos habitantes com recurso a folhagens naturais, cascas de árvore, barbas de milho, vide, pinhas, musgo, lã, etc., e em que de repente estes materiais naturais se transformam em coroas, estrelas, grinaldas. 

Mas, todo o ambiente da aldeia é ainda enriquecido por atividades paralelas que todos os anos, tendem a atrair cada vez mais visitantes: ateliers criativos de decoração e ecodesign, exposição de presépios, oficinas de cozinha no forno comunitário, maratonas fotográficas, sessões de contos à volta da fogueira, concertos de Natal, brinquedos tradicionais dos tempos dos avós, caça ao tesouro pelas ruas da aldeia e passeios na «carroça encantada». Existe ainda o Mercado de Natal, onde os visitantes podem comprar pinheiros verdadeiros, provenientes dos desbastes e desramações levados a cabo pelos serviços do Parque Natural da Serra da Estrela e ainda as Tasquinhas dos Sabores d’Aldeia, onde não faltam iguarias tão típicas destas montanhas como os enchidos, o queijo da Serra e o requeijão de Seia, as compotas, os licores e as aguardentes.

Mas, importa também falar da Rota dos Caminhos de Montanha, composta por 14 percursos pedestres que se estendem por dezenas de quilómetros, ligando entre si um interessante conjunto de aldeias serranas no flanco sudoeste do Parque Natural e na encosta norte da serra do Açor. É o caso de Lapa dos Dinheiros, a pouco mais de dez quilómetros de Cabeça e a quase 900 metros de altitude, de onde, nos dias limpos, se avistam ao longe as silhuetas das vizinhas serras de Caramulo, Açor e Buçaco.

É o nosso Portugal encantado...rendam-se.