Porque a vida merece ser "degustada"


Gulodices saudáveis...mimos saborosos

 

Castanhas, couve-flor, brocolos, abóbora são saudáveis e são da época. Então, porque não tentar cozinhar com eles? Deixo aqui três sugestões de receitas: 

Panquecas de Abóbora: pequeno-almoço doce e saudável

Façam umas panquecas proteicas de abóbora e misturem com aveia. São necessários 2 ovos, 1/3 chávena de puré de abóbora, 1 colher de sobremesa de farelo de aveia (ou farinha de aveia), canela a gosto, açúcar de coco a gosto (opcional) e óleo de coco q.b. (opcional). Juntem os ovos, o puré, o farelo de aveia, a canela e o açúcar de coco e misturem bem até obterem uma massa homogénea e cremosa. Numa frigideira, coloquem óleo de coco (se for antiaderente podem não colocar qualquer gordura) e vertam pequenas quantidades do preparado. Sirvam acompanhado de mel.

"Arroz" de couve-flor: almoço light delicioso 

Façam um "arroz" de couve-flor. Terão de ter 1 couve-flor, uma colher de sopa de óleo de sésamo (ou azeite virgem extra), uma colher de sopa de alho picado, 220 gramas de carne de vaca/vitela cortada em cubos, uma chávena de cenoura cortada em cubos pequenos, uma chávena de ervilhas, 2 ovos batidos, pimenta q.b. e molho de soja a gosto. Deverão cortar a couve-flor grosseiramente e picá-la num processador de alimentos até ficar com um aspeto semelhante aos grãos de arroz. Numa frigideira antiaderente, coloquem o óleo de sésamo, o alho picado e a carne. Mexam e adicionem a cenoura, continuando a mexer até começar a ficar cozinhado. De seguida, juntem à mistura da frigideira o ‘arroz’ de couve-flor, envolvendo todos os ingredientes. Coloquem as ervilhas e voltem misturar. Façam um buraco no meio do preparado e juntem os dois ovos batidos, mexendo-os e envolvendo-os no restante preparado.Temperem com pimenta e o molho de soja e voltem a mexer.

Refogado de Castanhas: jantar hiper-agradável 

Para quem adora castanhas, aqui fica uma magnífica dica de jantar. São necessárias 300g de castanhas, 1 cebola,1 tomate, 1 cenoura, 3 ramos de brócolos, 1 couve-flor pequena, 4 colheres de sopa de azeite, 2 dl de água, sal q.b, e coentros q.b.. Cozam as castanhas, pelem-nas e cortem-nas ao meio. Refoguem, ligeiramente, no azeite a cebola picada, o tomate em pedaços, a cenoura em rodelas, os raminhos de brócolos e a couve-flor. Acrescentem as castanhas e um pouco de água. Temperem com sal e deixem estufar até os legumes estarem cozinhados. No final acrescentem os coentros picados.

E têm aqui uma ementa saudável para 1 dia. Bom apetite!