Porque a vida merece ser "degustada"


As pipocas...um prazer que não faz mal

Esta é daquelas boas notícias para mim e para todas as pessoas que adoram comer pipocas. Pois bem, fiquem a saber que podem comer pipocas sem ficar com a consciência pesada, pensando que faz mal e que engorda. Mas, existem cuidados a ter na sua confeção e consumo. O ideal será comer pipoca sem sal e sem açúcar. Eu já costumo fazê-lo sem problema pois isso não prejudica em nada o prazer de comer pipocas. Agora que o Inverno está já a bater à porta, que bom ter uma mantinha, ficar no sofá e degustar uma bela taça de pipocas durante um filme. Se é bom. É mais que bom e delicioso!

A pipoca, se preparada e consumida da forma correta, pode trazer vários benefícios para nossa saúde, pois possui nutrientes importantes para o organismo. O problema está nos acompanhamentos utilizados na sua preparação: evitar a  margarina e a manteiga, pois saturam mais rápido que o óleo. E quanto mais saturada, pior para nossa saúde, pois provocam aumento do mau colesterol e a redução do colesterol bom,  além de aumentar a quantidade de calorias. A pipoca doce faz mais mal que a salgada pois é mais calórica e as pipocas de micro-ondas também devem ser evitadas, pois possuem excesso de conservantes e sódio, além de serem extremamente calóricas.

A quantidade de sal e temperos prontos também deve ser controlada, já que a concentração de sódio, em excesso, aumenta os riscos de hipertensão arterial e pode desencadear outras disfunções como retenção de líquidos e sobrecarga renal.

A pipoca é um cereal integral natural, está associado ao auxílio no controle do peso corporal e na redução do risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares. Também possui grande quantidade de fibras, por isso, tende a melhorar o funcionamento intestinal, beneficiando também a saciedade. Tem altas doses de polifenóis, antioxidantes que protegem as células do organismo contra os danos causados pelos radicais livres, desacelera o envelhecimento, além de prevenir doenças degenerativas. 

O consumo pode ser de 20 g ou 1 ½ xícara ao dia. Mas acrescentar complementos como queijo, bacon, sal, leite condensado, entre outros, faz mal, especialmente por conta das calorias. O segredo é colocar apenas um fiozinho de óleo na hora de estourar e comê-las com um um pouco de sal ou sem nada. 

O fim de semana está aí e as pipocas esperam-nos! Que maravilha!