Porque a vida merece ser "degustada"


Como ser saudável no Inverno...

Estamos no Outono mas a pouco e pouco e por vezes de forma repentina, a temperatura vai descendo. Que cuidados a ter, então? Aqui ficam algumas dicas:

Faça exercício. Inscreva-se numa aula de que goste e que o/a mantenha motivado/a ou então faça simples caminhadas. Além de o/a deixar com mais energia, também diminui os níveis de stress, que muitas vezes são responsáveis por deixá-lo/a mais vulnerável às gripes e constipações.

Use e abuse da vitamina D. Também conhecida como a vitamina da luz solar, esta vitamina é geralmente produzida no corpo em resposta à luz natural do sol, que diminui no inverno. Esta vitamina desempenha um papel importante ao fazê-lo/a sentir-se bem e com bom aspeto graças ao seu contributo para a saúde dos ossos e dos dentes e ao contributo que dá para o seu sistema imunitário. Por isso, apanhe luz solar sempre que puder e na falta dela, pode ingerir vitamina D em peixes gordos, cereais integrais ou ovos.

Tome banhos quentes. Um banho quente e demorado é uma das formas mais fantásticas de relaxar e libertar o stress. De vez em quando, para não gastar muita água, tome um banho de espuma ou de sais, acenda uma vela, ponha uma música calma, e relaxe. Vai fazer maravilhas pelo seu humor mas também pela sua saúde mental e física.

Tome sempre o pequeno-almoço. Precisa de energia e de manter o seus sistema imunitário forte para que o seu corpo consiga resistir e combater vírus e resfriados típicas desta estação.

Beba água. Todos sabemos que é muito importante manter-se hidratado/a. Mas a hidratação também ajuda a manter o normal funcionamento físico e cognitivo e a regular a temperatura do corpo. A água também impede que as membranas mucosas da sua boca e nariz sequem, ajudando-as a impedir que vírus e as toxinas entrem no seu corpo.

Beba vinho mas q.b.. Apesar de um copo de vinho fazer bem à saúde do seu coração, não se exceda porque o álcool vai gerar ações no seu corpo que podem até fazer com que se torne menos resistente a infeções.

Coma atum. Com altos níveis de selénio mineral, vitamina B6 e ómega 3 e rico em proteína magra os bifes de atum são uma opção saudável para as refeições de inverno.   

Durma bem. Além de ser essencial para se manter com energia, dormir o ideal de 8h, contribui para a sua memória e para o seu sistema imunitário. 

Relaxe. As técnicas de relaxamento contribuem para a perda de peso, melhoria da qualidade do sono e drástica redução dos níveis de stress.

Ande sempre com uma caneta. As canetas partilhadas são  ‘habitat’ de germes que o/a podem deixar com uma gripe. Assim, tenha sempre uma caneta consigo pois não terá de usar a de ninguém.

E Bom Inverno!