Porque a vida merece ser "degustada"


Quinta do Gradil...Marquês de Pombal deve estar orgulhoso

 A Quinta do Gradil é a Empresa do Ano, mais uma galardoada na recente Gala Anual da Revista de Vinhos, que decorreu no passado dia 12 de fevereiro, em Sangalhos. 

A Quinta do Gradil é considerada uma das mais antigas, senão a mais antiga, herdade do Concelho do Cadaval, tem marcas históricas seculares e constitui um marco arquitetónico significativo. As referências documentais encontradas sobre a Quinta do Gradil remontam ao final do século XV, num documento Régio. Em 1492, D. Martinho de Noronha recebeu de D. João II a carta de doação da jurisdição e rendas do Concelho do Cadaval e da Quinta do Gradil. Mais tarde, a Quinta seria doada por D. Manuel I a D. Álvaro de Bragança.

A Quinta terá sido adquirida pela família do Marquês de Pombal, por ocasião do movimento que, a partir de 1760, levou à ocupação de terras municipais, admitindo-se que já na altura contasse com o cultivo de vinha, facto que terá sido decisivo para o estadista, responsável pela criação da Companhia das Vinhas do Alto Douro. Manteve-se na pertença da família até meados do século XX, quando foi comprada por Sampaio de Oliveira. Foi já nos finais dos anos 90 que o atual proprietário, Luís Vieira, adquiriu a herdade.

Da história, ficou um palácio Pombalino, uma Capela, um Moinho, um celeiro, um aqueduto em grés, uma mãe de água, um tanque de água e a imponente adega.

A Quinta tem apostado em novas castas, bem como numa equipa de enologia de elite que tem garantido a tradução deste investimento em vinhos de excelência.

Isso acabou por ser reforçado com a conquista de três selos Best Buy, atribuídos pela equipa de provas da prestigiada revista americana Wine Enthusiast. 

PARABÉNS!

 

Restaurante