Porque a vida merece ser "degustada"
Os Maias, a História e outros...em versão pedagógica inovadora
Parabéns Coimbra! Um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra (UC), em colaboração com um programador e um grupo de designers, desenvolveu quatro jogos pedagógicos para serem utlizados em contexto escolar: 1910, Tempoly, Os Maias, Becoming an Expert e Konnecting. São jogos que são utilizados a partir de dispositivos móveis e dirigidos a diferentes níveis de ensino (2º e 3º ciclos do ensino básico, ensino secundário e ensino superior).
Estes jogos já foram testados com sucesso em estabelecimentos de ensino do centro e norte do país e a reação dos alunos e professores tem sido muito positiva.
"É necessário alterar as práticas de ensino, ir além da aula expositiva tradicional. E nada melhor do que recorrer às tecnologias que os nossos estudantes mais usam. Se os alunos gostam de jogos e levam os dispositivos para a escola, então há que os aproveitar para ensinar e aprender, contribuindo também desta forma para o combate ao insucesso escolar", defende a Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).
Por enquanto, apenas disponíveis para o sistema operativo Android, os jogos criados pelos investigadores da UC vão ser lançados oficialmente a 7 de maio, durante o terceiro Encontro sobre Jogos e Mobile-Learning, a decorrer na FPCEUC, e disponibilizados a todas as escolas que se mostrem interessadas.
O jogo "Os Maias. Becoming an expert!” é dirigido a estudantes do 11º Ano. É composto por 448 questões de escolha múltipla, divididas por vários níveis. Inclui um desafio que é semelhante ao “quem quer ser milionário”.
O “1910” tem como destinatários alunos entre o 6º e o 9º ano de escolaridade. É um jogo de aventura, onde o jogador é convidado a auxiliar um jornalista enquanto se desenrolam vários episódios que levaram à Implantação da República em Portugal.
Já o “Tempoly” é dedicado aos alunos do 7º Ano ao 12ª Ano. Enquadra-se no género puzzle, tendo o jogador que resolver vários quebra-cabeças, de dificuldade crescente.
Por último, o “Konnecting. O Homem, ser comunicante” é um jogo dirigido a alunos de Licenciatura em Ciências a Educação. Retrata a evolução da comunicação humana desde a Pré-História até aos nossos dias. No jogo, um extraterrestre - Komuniket - é incumbido de reportar o modo como os seres terrestres comunicam.
É este conceito de escola que deve existir pois de uma forma lúdica e com meios inovadores os alunos vão conseguir interiorizar e compreender bem melhor a matéria. Sentir-se-ão motivados.