Velhos? Velhos são os trapos!

Quem disse que não existem jovens de 80 anos e velhos/as de 30 anos/40 anos? Muito gostam as pessoas de se queixarem da idade que têm. Não compreendo sequer aquelas que escondem a idade e que não gostam de dizer a idade. 

Velha é a pessoa de espírito envelhecido, que perdeu a vontade de aprender. Velha é a pessoa sem disposição para aceitar novos padrões de comportamento.  É a pessoa que desistiu de olhar para o mundo e para os outros. Que sente piedade de si mesma e que culpa o mundo pela sua infelicidade. Assim, ser velho ou velha, não depende da idade, depende da mente. Saber envelhecer é saber apreciar e usar a sabedoria obtida ao longo dos anos.

Manuel Pinto Coelho, especialista em medicina antienvelhecimento, afirma existirem estratégias que nos permitem inverter o processo de envelhecimento e de viver com saúde até mais tarde. "Chegar Novo a Velho" é o título do seu livro sobre o tema deste post.

Como sabem, a esperança média de vida tem vindo a aumentar (em 2013 era de 71,5 anos) e a população idosa nunca foi tão literata e tão preparada profissionalmente: 23 mil septuagenários continuam a receber salário e vão fazendo fluorescer o culto da juventude. O primeiro segredo é fazer da alimentação o seu medicamento: banir os açúcares artificiais e seguir, por exemplo, a dieta do Paleolítico (alimentação ancestral e com cada vez mais adeptos a nível mundial): consumir carne, peixe, ovos, legumes, sementes, gorduras saudáveis, alguma fruta e frutos secos e banir o pão, os cereais, as leguminosas e os processados. Em segundo lugar, há que tomar multivitamínicos com prescrição médica e em terceiro lugar, há que manter o corpo em atividade física (prevenção da osteoporose, manutenção do peso e facilitadora de interação social e da boa disposição). Por fim, há que olhar para a vida com "bons olhos", ter objetivos realistas por atingir e desenvolver boas características de personalidade.

O Santo graal da juventude será daqueles e daquelas que procederem conforme.

Viva a juventude de espírito! Viva a idade com jovialidade!

 

Contactos

Pieces of Moments