Comer bem e com poupança

Cada vez mais é importante substituir os alimentos processados por frutas e legumes, cozinhar em casa e apostar na planificação das compras e das refeições. Não perder tempo, ganhar qualidade de vida e evitar o desperdício alimentar.

A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão diária de 400grs de frutas frescas, hortaliças e legumes e este valor pode ser obtido com sopa no início das refeições principais e três peças de fruta por dia. O excesso de sal pode ser combatido através da utilização de outras especiarias, seguindo a regra de 1 colher de chá de sal por dia (dose diária recomendada). Deve-se também beber mais água e eliminar os refrigerantes. A quantidade de carne, pescado ou ovos recomendada é a de 90 grs por dia e deve-se preferir as carnes de aves às carnes de porco ou vaca. Depois, pode-se optar por refeições de "um tacho só" (caldeiradas, jardineiras, etc), mais económicas do que confecionar a carne ou peixe com acompanhamento.

A organização é a chave: planear o orçamento disponível para a alimentação, a ementa semanal e a lista de compras. Fazer as compras mensais para alimentos não perecíveis e semanais para os "frescos".

A alimentação ocupa uma das maiores fatias do orçamento familiar e está nas mãos de cada consumidor, optar por escolhas mais saudáveis, inteligentes e sustentáveis.

Bom Planeamento e Boas Escolhas!


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