Porque a vida merece ser "degustada"


01 de Dezembro/15...o dia em que o gado passou a ter um chocalho de requinte

locais9

Há quem lhe chame o "GPS do gado" mas hoje passou a ser Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Muitos Parabéns! Quem diria que os chocalhos que via em criança pendurados ao pescoço das vacas que o meu avô tinha, ainda íam fazer tanto furor.

 A arte chocalheira é artesanal e bastante antiga tendo sido desde sempre associada ao pastoreio por forma a sinalizar de noite e de dia a trajetória do gado pelos campos. Em Portugal, há sete zonas onde ainda podemos encontrar chocalheiros, muitos deles com idade avançada (Bragança, Tomar, Cartaxo, Estremoz, Reguengos de Monsaraz, Viana do Alentejo e Angra do Heroísmo - Açores). Mas, foi em Alcáçovas (Viana do Alentejo) onde este fabrico mais floresceu no país, a partir do século XVIII. No entanto, a arte está em vias de extinção por não existir gente jovem que queira ter herdado e seguido esse "saber" e também pelas alterações no pastoreio, com a introdução das cercas.

Mas, a partir de hoje, o gado vai orgulhosamente andar com cultura e património português ao peito. E acredito que esta arte não se vai perder. Vivam os chocalhos!