A banhos...com muito requinte

No início do séc. XX, nas décadas de 20 e 30, após o fim da I Guerra Mundial e a precaridade da vida, os portugueses pretendiam desfrutar em pleno dos momentos de lazer. A aristocracia iniciou então a moda das férias "de banhos" nas estâncias termais, locais onde também se realizavam festas temáticas, piqueniques e passeios.

Se falarmos então de termas, falamos também um pouco de história pois alguns dos atuais edifícios remontam aos traços dessa época.

As termas da Curia onde se situa o fantástico Curia Palace Hotel (inaugurado em 1926), já eram conhecidas dos romanos mas viveram esquecidas até 1900, ano em que foi fundada a Sociedade das Águas da Curia. O Hotel, com 400 quartos, era, na altura da sua inauguração, o maior de Portugal e um dos maiores da Europa. A piscina do Hotel foi construída em 1934 e foi a 2ª piscina olímpica construída em Portugal. O Hotel esteve, desde os anos 30, sempre ligado ao mundo cinematográfico, tendo aí sido rodados vários filmes nacionais e estrangeiros.

 
CURIA PALACE HOTEL

Construído nos anos 40 do séc. XX, o Grande Hotel do Luso veio satisfazer a imensa procura de águas termais por parte de banhistas. Falamos do Luso, temos de falar da espetacular Mata do Buçaco (400 hectares), cercada por um muro de mais de 5km de comprimento e 3 metros de altura. A Mata contém uma das melhores coleções de árvores exóticas da Europa, muitas delas plantadas por monges do séc. XVII.

 
GRANDE HOTEL DO LUSO
BUÇACO 
 

O magnífico Vidago Palace Hotel situa-se entre Chaves e Vila Real e foi construído entre 1908 e 1910, sendo que as propriedades curativas das águas de Vidago, foram descobertas em 1863. A norte, em Boticas, pode-se provar o vinho dos mortos, assim apelidado pelo facto de, por altura, das invasões napoleónicas, a população ter enterrado centenas de garrafas, o que deu um paladar distinto e saboroso ao vinho.

 
VIDAGO PALACE HOTEL

O Hotel Terra Nostra, na Ilha de S. Miguel, situa-se num dos vales mais bonitos de Portugal, o Vale das Furnas. Este Vale tem mais de 30 nascentes de grande variedade termal e o Hotel foi inaugurado em 1935. Mas, se falamos do Hotel Terra Nostra, temos de falar do seu parque, um lindíssimo jardim, com lagos, flores centenárias e árvores exóticas (recordo que o jardim é um dos 250 melhores do mundo e que já foi referenciado anteriormente no Blog).

Agora...a banhos!

 
HOTEL TERRA NOSTRA

Contactos

Pieces of Moments