Renda de Bilros...de Peniche para o mundo

Peniche será, em mais um ano, o município embaixador desta arte de 21 a 24 de Julho/16. A Mostra Internacional da Renda de Bilros vai permitir a partilha de experiências entre artesãs dedicadas a este saber-fazer e apresentar novas tendências e aplicações da Renda de Bilros. 

A edição de 2016 contará com a participação de centenas de rendilheiras a trabalhar ao vivo e com a presença de dezenas de expositores estrangeiros que mostrarão várias técnicas associadas a este tipo de artesanato têxtil. No âmbito do evento será inaugurado o Museu da Renda de Bilros enquanto exponencial máximo no que respeita à conservação e preservação desta arte, símbolo maior do Concelho de Peniche, e representa a concretização de um sonho partilhado pelas protagonistas desta arte.

A criação de produtos com inspiração na renda de bilros é uma das novidades deste evento, dando origem à apresentação de projetos de design urbano concebidos pelos alunos da Escola Superior de Arte e Design do Instituto Politécnico de Leiria, agendada no dia 21 de julho, pelas 11h00, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche e aos desfiles “Rendas na Moda” que terão lugar nos dias 23 e 24 de julho, às 22h00 e 15h00, respetivamente, no Jardim Público.

Em Peniche são esperadas cerca de 30 delegações vindas da Espanha; França; Itália; República Checa; Bélgica; País de Gales; Rússia; Polónia; Áustria; Inglaterra; Suíça; Estónia; Índia; Argentina; Bulgária e Alemanha.

Deverá ser deslumbrante, para quem ama rendas, nomeadamente as de bilros, como eu. Uma edição a não perder. 

Parabéns Peniche. Obrigada rendilheiras, por manterem viva uma tradição tão bonita.

 


Contactos

Pieces of Moments