Porque a vida merece ser "degustada"


Irmã da Diva do Fado...cantou e encantou no São Luiz

 

Foi no passado dia 10 de Outubro/15 que Celeste Rodrigues, a irmã da musa Amália Rodrigues, comemorou os seus 70 anos de carreira de fadista, com 92 anos, no Teatro São Luiz em Lisboa. Cantou o Fado e encantou. Ela é a mais antiga fadista de Lisboa ainda em atividade e uma referência para as gerações mais novas de fadistas. Impressionante.
Sempre muito ligada à sua irmã Amália, iniciou a sua carreira em Portugal e no Brasil. Na década de 1950 Celeste Rodrigues era já uma figura ímpar no universo do Fado, levando-o além fronteiras, para países como o Brasil, Espanha, Congo Belga, África Inglesa, Angola e Moçambique. 
Em território nacional, era também uma fadista consagrada, continuando a pautar o seu percurso profissional pelas apresentações nas casas de fado de Lisboa. A fadista concretiza uma carreira de sucesso, com actuações nas casas típicas, em programas de rádio e televisão, nacionais e internacionais. No auge da sua carreira artística, Celeste Rodrigues foi também convidada a gravar para a BBC em Londres, a convite de Richard Engleby. E, no decurso de todos estes anos de actividade intensa, teve oportunidade de passar por algumas das maiores cidades do mundo.
Atualmente Celeste Rodrigues vive entre Lisboa e Washington, onde residem as suas filhas e os seus netos, mas mantém uma actividade fadista regular, participando em diversos espectáculos e actuando pontualmente em casas de fado de Lisboa. Como a própria revelou, em 1970: “a idade influi grandemente na maneira como se canta. Sentimos o que cantamos, com maior sensibilidade e emoção.”
E foi isso que despertou também no público que assistiu ao seu espetáculo do passado dia 10 de Outubro/15, com toda a sua alma, genuidade e grandeza de espírito. Entrou na sala emocionada, com o público levantado e a aplaudir em sua homenagem. Bonito. Arrepiante.
Celeste Rodrigues cantou aos amores e desamores, ao Tejo, a Lisboa e a todos os que se renderam à sua voz, que continua com o mesmo sentimento, garra e amor ao Fado.
Como é bonita a verdadeira alma portuguesa.
Escolhi esta para ouvirem. Silêncio... www.youtube.com/watch?v=qUhplW9ItF0