Porque a vida merece ser "degustada"


Vegan...refeição deliciosa, saudável e saciante

22-06-2019 23:58

Assim foi o meu jantar de ontem à noite. Provei a salada vegan do Lidl, composta por quinoa, soja e batata-doce. Temperada com vinagrete, soube a frescura, leveza, sem deixar de ser saciante. Adorei. E o valor? Apenas 1,69€!

Cultivada nos Andes, a quinoa é parte importante da alimentação dos habitantes da região, sendo consumida nos países andinos como um equivalente ao arroz e contém diversos nutrientes. A quinoa sendo uma das melhores fontes de proteína do reino vegetal, é ótima para a formação dos músculos e para a manutenção da saúde do tecido muscular, com a função de reparar as microlesões que acontecem normalmente nos músculos quando praticamos alguma atividade física. Por outro lado, a quinoa afasta doenças cardiovasculares, através do ómega 3 e do ómega 6 e é um dos grãos que tem maior teor de ferro (550 vezes mais ferro que o feijão). A quinoa também protege os ossos pois possui cálcio e é uma boa aliada na dieta pois estimula a mastigação e diminui o esvaziamento gástrico, ajudando na saciedade. A quinoa também se destaca por ser uma fonte importante das vitaminas do complexo B - mais especificamente as vitaminas B1, B2, B3, e B6, essenciais para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso. Em penúltimo lugar, a quinoa reforça a imunidade e, em último lugar , não contém glúten, podendo ser consumida sem problemas pelo portadores de doença celíaca. 

Quanto à soja, é um grão rico em proteínas, cujo cultivo começou na Ásia há mais de cinco mil anos. A planta passou a ser explorada comercialmente no Ocidente apenas na segunda década do século XX e é rica em proteínas, podendo ser um bom substituto para a carne. Ela também é rica em fibras, e por isso o seu consumo ajuda a melhorar o trânsito intestinal.

E a batata-doce? É um tubérculo proveniente de uma planta rasteira, cultivada pelos povos indígenas da América do Sul e Central. Tem proteção antioxidante, regula a glicemia, é aliada na perda de peso, fortalece o sistema imunológico, permite o ganho de massa muscular, é um anti-inflamatório natural, desintoxica, protege o estômago, é rica em betacaroteno e, por isso, amiga de uma pele bonita. É uma excelente fonte de vitamina A, regulariza a tensão arterial, é calmante e energética.

Então, o que temos a perder com tudo isto?! NADA. Experimentem.

—————

Voltar