Porque a vida merece ser "degustada"


Uma noite medieval em...Silves

15-08-2018 21:25

Sou fã das noites medievais de Silves. É fantástico. De repente, somos transportados/as no tempo. Estamos no dia 20 de julho do ano de 1189. "Do alto na nossa alcáçova observamos, muito ao longe, em local de onde certamente se avista o mar, mais de trinta naus. Parece-nos ser a terceira cruzada, de que tivemos notícia se deslocaria para a Terra Santa. Devem preparar-se para nos atacar. Os Cristãos vão tentar tomar a cidade."

Por todo o lado, os assadores deixam no ar um aroma delicoso de carne grelhada. Trata-se, este ano, da XV Feira Medieval de Silves.

Somos convidados/as a provar as comedeiras e as bebedeiras. Presente está a Pharmacia, onde podemos tomar a Poção do Amor ou uma Anestesia (espaço da Ginjinha de Óbidos). A moeda das noites é o xilb. A décima quinta edição da FEIRA MEDIEVAL DE SILVES realiza-se entre os dias 10 e 19 de agosto de 2018, no centro histórico desta cidade algarvia. São 10 dias de recriação histórica do período medieval da antiga capital do Reino do Algarve.

Elementos como a dança, a música e a poesia são fundamentais neste cenário, mostrando a vitalidade e a diversidade das artes no quotidiano árabe medieval e dando a conhecer uma cidade vibrante no que à cultura e às artes diz respeito.

Entre as 18h00 e a 01h00 os visitantes terão oportunidade de viver aventuras únicas, experiências memoráveis que os farão regressar a outras épocas, aos tempos áureos em que Silves era a capital do Al-Gharb.

Dois torneios a cavalo por dia, animação exclusiva no Castelo de Silves, manjares medievais, dança e animação, levarão os visitantes numa verdadeira viagem no tempo, onde será possível ter uma visão do que a cidade terá sido outrora e da sua importância incontornável na história da região. A azáfama nas ruas do centro histórico será constante, respirando-se uma atmosfera com características particulares, num ambiente e cenário únicos, constituídos pelo traçado peculiar do tecido urbano e pela imponência dos seus monumentos.

O jantar fez-se por lá: um crepe salgado com legumes e um waffle com frutos silvestres e mel. Delicioso.

Conheçam. É mágico.

 

—————

Voltar