Porque a vida merece ser "degustada"


Uma só...

22-03-2019 23:17

Fernando PessoaResultado de imagem para bach

Poesia da música ou música da poesia? Ambos. Ontem, 21 de Março/19, celebrou-se o aniversário e a vida de Johann Sebastian Bach (21 Março de 1685), como também se celebrou o Dia Mundial da Poesia. Bach foi um compositor, cantor, professor e maestro alemão, considerado o maior compositor de todos os tempos, mas apenas consagrado e com reconhecimento póstumo a partir de meados do século XIX. Foram escritas mais de mil composições, entre as quais:

Christ lag in Todesbanden

Ein feste Burg

Herz und Mund und Tat und Leben

A cantata do Café

Ária na corda Sol

Tocatta e Fuga em Ré Menor

O Cravo Bem Temperado

Pois bem, e porque razão existe poesia na música e música na poesia? Porque ambas são arte, que nos envolve e inspira. A música e a poesia têm mística e ensinam-nos muito. Basta escutar, basta ler, basta sentir e refletir. A poesia e a música são uma fonte enorme de inspiração. A música e a poesia marcam o nosso encontro, o encontro connosco mesmos/as. Fiquemos agora com Fernando Pessoa e Álvaro de Campos, um dos seus heterónimos.

"Quando é que passará esta noite interna, o universo, 
E eu, a minha alma, terei o meu dia? 
Quando é que despertarei de estar acordado? 
Não sei. O sol brilha alto, 
Impossível de fitar. 
As estrelas pestanejam frio, 
Impossíveis de contar. 
O coração pulsa alheio, 
Impossível de escutar. 
Quando é que passará este drama sem teatro, 
Ou este teatro sem drama, 
E recolherei a casa? 
Onde? Como? Quando? 
Gato que me fitas com olhos de vida, que tens lá no fundo? 
É esse! É esse! 
Esse mandará como Josué parar o sol e eu acordarei; 
E então será dia. 
Sorri, dormindo, minha alma! 
Sorri, minha alma, será dia!"

Álvaro de Campos - Magnificat

 

 

—————

Voltar