Porque a vida merece ser "degustada"


Um M de maravilha e de monumento...

14-08-2017 13:17

Imagem relacionadaResultado de imagem para aldeia de monsaraz

Ontem decorreu mais uma votação no âmbito das 7 Aldeias - Maravilhas de Portugal, na categoria de Aldeias Monumento. A concurso estavam: Almeida, Sortelha, Monsaraz, Idanha-a-Velha, Evoramonte, Monsanto e Estoi. Sairam vencedoras duas aldeias com M grande: Monsanto e Monsaraz. São estas duas aldeias que se juntarão às restantes finalistas, na  grande final de 03 de Setembro/17. Foi mais uma gala de decisão difícil pois as aldeias portuguesas em questão são lindíssimas:

Almeida, com a sua muralha em forma de estrela; 

Sortelha, granítica e de traçado medieval; 

Idanha-a-Velha, milenar e única;

Evoramonte, antigo paço estival de reis e príncipes no topo da sua colina;

Monsaraz, terra de templários; 

Estoi, sucessivamente romana, moura e cristã;

Monsanto, a "aldeia mais portuguesa de Portugal".

Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, é a "aldeia mais portuguesa de Portugal", que com os seus penedos de granito, se encontra no top das mais belas aldeias europeias e mundiais. Monsanto situa-se a nordeste das Terras de Idanha, aninhada na encosta de uma elevação escarpada - o cabeço de Monsanto (Mons Sanctus) - que irrompe abruptamente na campina e que, no seu ponto mais elevado, atinge 758 metros. Monsanto adquiriu dois títulos: o de Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, em 1938, e o de Aldeia Histórica em 1995. Foi D. Afonso Henriques, D. Sancho I, D. Sancho II e D. Manuel que lhe concederam foral. A parte mais antiga está no ponto mais alto, onde os Templários construíram uma cerca com uma torre de menagem. Trata-se de um local muito antigo, onde se regista a presença humana desde o paleolítico. 

Quanto a Monsaraz, no concelho alentejano de Reguengos de Monsaraz e situado junto do rio Guadiana, localiza-se no cimo de uma colina que se ergue na planície alentejana. Foi conquistada aos Mouros em 1167 por Geraldo sem-pavor tendo sido entregue aos templários por D.Sancho II para sua defesa e povoamento. O Castelo de Monsaraz desempenhou durante séculos o papel de posto de vigia do Guadiana, de onde se podia observar a fronteira com Castela. Foi sede do concelho até 1838, quando esta função passou para a freguesia de Reguengos.

A vila medieval de Monsaraz, protegida pelas suas muralhas, é uma pequena povoação, com as suas ruas de xisto e as paredes caiadas de branco. Com ruas estreitas e repleta de recantos tem como pano de fundo uma vista deslumbrante sobre a paisagem alentejana e a albufeira de Alqueva.

Ganhou o M mas ganhámos todos pois este concurso é uma verdadeira homenagem aos lugares mais recônditos, genuinos e belos de Portugal.

Parabéns.

 

—————

Voltar