Porque a vida merece ser "degustada"


Um direito, mas pode ser a procura de uma vida

22-01-2019 23:24

Resultado de imagem para felicidade

Falo de felicidade. Todas as pessoas a querem. Todas as pessoas pensam na felicidade sublime, a tempo inteiro. Será uma utopia? Ou será simplesmente o "não olhar para dentro" de mim e encontrá-la? Se calhar, está bem escondida nos recônditos da alma e esquecemo-nos de a mimar. O que é a felicidade? Todas as pessoas a querem e procuram mas para cada pessoa - se perguntarmos - ela terá um significado diferente.

Desde a Grécia antiga que filósofos a estudam, chegando à conclusão de que ela é o verdadeiro propósito da vida. Encontramos variadíssimas formas de a definir mas, no essencial, a felicidade é uma sensação de bem-estar, de fluidez, de encantamento pessoal, de "sorrir por dentro". Ninguém gostaria de não ser feliz, pois não? 

Não é apenas bom procurar a felicidade, é essencial. Temos de desenvolver a nossa natureza mais otimista e amigável e veremos ser ativada a luz verde para a felicidade. Não a teremos já connosco? O que nos predispõe a sermos felizes? Será a família, os/as amigos/as, o trabalho, o voluntariado, a nossa rede de contactos sociais, os nossos desejos, os nossos traços de personalidade, os nossos valores, o impacto positivo dos nossos trajetos de vida? Será que não somos nós a impedirmos de ser felizes? Será que procuramos mais e mais, fora de nós, quando a felicidade devia ser sentida interiormente por tudo o que já temos, tudo o que somos? Por vezes até, a felicidade é uma procura incessante de toda uma vida. E ela esteve sempre lá. À espera. Escondida, adormecida. Somos tão felizes quanto o queremos ser e se não nos sentimos felizes, é porque falhámos na tarefa e teremos de fortalecer o nosso potencial para a felicidade, reeducando a nossa forma de pensar sobre nós, sobre a nossa vida.

Saibam que as pessoas felizes vêem a vida como uma oportunidade e os desafios como bençãos disfarçadas.

A felicidade faz-nos sentir bem e tornarmo-nos melhores, capazes de encontrar objetivos com significado e de lidar com as vicissitudes da vida.

"Se a felicidade bater, apanhe!"

—————

Voltar