Últimos ou primeiros?

30-01-2019 22:11

Não queiramos ser as primeiras pessoas a opinar sobre o que quer que seja. Falo da importância da assertividade, do saber escutar, de saber avaliar outras opiniões, de filtrar as mais sensatas e de, por fim, intervir com segurança, coerência, utilizando os argumentos necessários e cruciais para a boa fundamentação da nossa opinião. 

Um dos vícios mais comuns, é o de querermos dar a nossa opinião no imediato e isso será tanto mais grave quanto maior a complexidade do tema. Claro que existem assuntos que não merecem grande reflexão e aí não será tão grave dar uma resposta mais impulsiva e imediata. Contudo, em situações ou decisões de maior exigência analítica. é crucial que sejamos assertivos, que saibamos esperar, escutar, retirar de outras pessoas os pontos que nos pareceram mais congruentes e no final, darmos a nossa opinião de uma forma consciente e sem recuos. Esta é a pessoa assertiva, aquela que é firme, que é segura, que dá o seu "sim" ou o seu "não", que sabe argumentar, que sabe respeitar opiniões alheias, que é objetiva e direta e aquela que acaba por ser respeitada e ouvida porque...soube e sabe escutar.

Falamos da assertividade, uma competência que raramente é inata e que é sempre...treinável. Que comecem os treinos para serem os últimos e os primeiros ;)


Contactos