Porque a vida merece ser "degustada"


Tradições com memórias e histórias...

20-01-2019 00:04

Resultado de imagem para oryza guest house coimbraResultado de imagem para oryza guest house coimbraResultado de imagem para rua das flores porto

Falamos de flores e de arroz. Falamos do Porto e de Coimbra. Falamos de uma rua e de uma casa centenária, agora reconvertida em Turismo Rural. As duas são ricas de memórias e de histórias.

A região do Baixo Mondego apresenta uma tradição histórica de produzir arroz nos terrenos ladeados pelas águas do Mondego. Para além do apreciado Arroz Carolino aqui produzido, esta tradição secular gerou ao longo dos anos forte riqueza no que concerne a património cultural, influenciando modos de vida, tradições, festas, gastronomia, indústrias, paisagem, etc. Atualmente vive-se numa época em que existem cada vez mais turistas que procuram mais do que turismo de massas, valorizando experiências e o contacto com o diverso património cultural e natural, característico das diversas regiões, o que faz gerar novas oportunidades turísticas que vêm permitir explorar recursos com potencialidade turística que estiveram até então subaproveitados, como é o caso da orizicultura no Baixo Mondego.

E assim nasceu "Oryza" (arroz em latim). ORYZA Guest House Suites é mais um projeto de Turismo Rural tornado realidade e encantador, situado na Quinta de Magarrufe, em Coimbra. Uma casa centenária que produzia arroz e que agora proporciona momentos inesquecíveis, aliando o turismo à orizicultura e onde não faltará o bom arroz doce.

No Porto, a Rua das Flores, assim designada devido às hortas e flores existentes nos terrenos outrora aí existentes, é hoje um dos pontos turísticos imperdíveis para quem passa pelo Porto.

Aberta no séc. XVI pelo rei D. Manuel, é hoje uma das zonas mais culturais, tendo sido objeto de renovação e de revitalização, dado se encontrar no centro histórico do Porto. Na Rua das Flores, admiramos a arquitetura, as varandas, os azulejos, as manifestações artísticas que espreitam a cada canto. Por lá existem restaurantes, tascas, bares e cozinhas de autor. Por lá encontramos ainda livros antigos e artesanato, mercearias de encantar.

No Porto e em Coimbra, assim como em cada canto do nosso Portugal, são muitas as tradições que foram sendo trazidas para o século XXI e que tornam vivas, as memórias e histórias de um passado imensamente rico.

Estrada Principal de Bencanta, Quinta de Magarrufe
3045-382 Coimbra

—————

Voltar