Porque a vida merece ser "degustada"


O Dia da Criança e o milagre das pequenas coisas...

01-06-2017 14:35

Resultado de imagem para dia da criança

Porque "a infância é um ponto cardeal eternamente possível", temos de contribuir para a felicidade das nossas crianças, que serão já amanhã adultas. Isto porque a "infância" ficará para sempre, será um ponto eterno de referência, um ponto cardeal de orientação. Vivamo-la bem.

Neste dia, proliferam dicas e mais dicas de como os pais e as mães poderão mimar as suas crianças mas nada melhor do que optar pelo simples e acessível.O stress não se encaixa aqui pois, afinal de contas, as crianças têm a genuinidade de apreciar o milagre das pequenas coisas. Por vezes, basta sair da rotina. Uma vez que o Dia da Criança se celebra hoje, em dia útil, e porque o Dia da Criança pode ser celebrado no fim-de-semana ou em qualquer um dos 365 dias do ano, que tal ponderar ir até ao Zoo, ir ao cinema, assistir a um filme infantil com eles e elas em casa com uma boa taça de pipocas, cozinhar um snack saudável, preparar uma salada, ir à Feira do Livro ou à biblioteca, fazer uma caminhada até a um local preferido, andar de bicicleta, tirar uma tarde para jogar os jogos preferidos ou para fazer trabalhos manuais, fazer uma batalha com balões de água no pátio ou no jardim, fazer um piquenique. Enfim, deixo à vossa consideração. São apenas algumas dicas.

O importante é estarmos presentes de corpo e alma e usufruirmos também da felicidade deste dia.

É inegável a importância do convívio com os pais e as mães para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Numa era em que os pais têm cada vez menos tempo de qualidade para dar aos filhos e filhas, nada como aproveitar "os dias mundiais" para tornar a infância mais feliz, na medida em que também as próprias crianças têm cada vez menos tempo para brincar, devido a agendas assoberbadas de atividades extracurriculares e deveres escolares.

De salientar que o brincar é um dos direitos da criança (artº 31 da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas), é uma alegria essencial e extensível a pessoas de todas as idades. Brincar traz diversão, educação, concentração, criatividade, exploração e convivência. Por isso mesmo, foi instituído o World Play Day (celebrado a 28 de Maio) em mais de 40 países do mundo, incluindo Portugal.

Vamos brincar? Sejam felizes e façam as crianças felizes. Brinquem...MUITO.

 

 

—————

Voltar