Porque a vida merece ser "degustada"


Sobre a quarta-feira de cinzas...

02-03-2017 14:22

 

Resultado de imagem para sobre a 4ª feira de cinzas Resultado de imagem para tempo de esperança e de conversão

O Carnaval passou, com toda a sua euforia e alegria e agora chegou a hora de "recolhermos" um pouco, para um período de introspeção. Ontem, quarta-feira de cinzas, foi o primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão ocidental (Católico). A benção com cinzas que os Cristãos Católicos recebem neste dia, são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando que a vida é passageira, transitória, efémera e frágil. A Quaresma ocorre quarenta dias antes da Páscoa e na quarta-feira de cinzas, as cinzas utilizadas na benção, provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Às  cinzas mistura-se água benta e ao sinalizar-se uma cruz em cada fiel, é proferida uma das seguintes frases: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Refletir por conta própria é então imprescindível, como também é importante libertarmo-nos de "cargas" de que se encheu e se complicou a vida. É tempo de evitar sentir nostalgia pela nostalgia pois a queixa é uma armadilha mortal de amargura, de tristeza e de mau viver. Devemos sim, descobrir e apreciar coisas simples e gratificantes, procurar a tranquilidade de espírito.

Este é um tempo de reflexão, de autoconhecimento, de descoberta, de mudança, de fé e de esperança. É um período em que se deve procurar sair das trevas e de caminhar em direção à Luz. O caminho da vida é um "deserto", um caminho exigente mas cheio de esperança.

Uma Santa Quaresma.

"Quaresma, tempo de esperança por natureza" - Papa Francisco

 

 

—————

Voltar