Porque a vida merece ser "degustada"


SmallSteps...uma loja de sonhos

04-04-2019 11:52

Um dia, foi a minha pequenita que me levou lá. Uma montra à entrada deixava antever algo de muito diferente e desde logo me identifiquei. Subi as escadinhas de madeira e lá em cima fiquei estupefacta. Era um pequeno mundo mágico. Com uma decoração colorida, a loja, repleta de lembranças amorosas, "prendeu-me" ali durante muito tempo e a conversa assim se fez...leiam abaixo

PM - Como surgiu a inspiração para a SmallSteps e quem são as mulheres empreendedoras por detrás deste projeto?

SS - Professora de profissão, a mãe deste projeto decidiu apostar numa loja de artesanato de qualidade, designado atualmente por artesanato urbano, ou de autor.

PM -  Há quanto tempo existe a SmallSteps?

SS - A Smallsteps®️ abriu as suas portas e degraus, a 10 de novembro de 2014.

PM - Qual a razão para a escolha do nome?

SS - Tentamos levar a vida com calma por isso o nome adequa-se a um pequeno negócio, que vai obtendo o seu sucesso, com passos pequenos. As pessoas foram perdendo o medo de subir as escadas. Não é muito comum uma loja num 1º andar, muito escondida, com a montra também escondida. Não foi fácil, mas as filhas levam as mães e a coisa vai acontecendo.

PM - É um projeto com alma?

SS -  Sim, sem dúvida. A alma da loja está presente em nós, a cada estação que passa, a cada comemoração ou época festiva.

PM - Como foi acontecendo a notoriedade da loja?

SS - De início todos os artigos eram costurados na loja, pela própria proprietária. Havia o conceito do cliente escolher as cores e padrões da sua peça, à sua medida – bolsas, aventais, sacos, porta-chaves…

Com o passar do tempo, a essência deste projeto foi-se alterando. Outras solicitações foram surgindo e a Smallsteps®️ passou a comprar artesanato urbano a outros artesãos, dando sempre primazia à qualidade e bom gosto dos artigos. O desafio agora era trazer à vila da Lourinhã bons artesãos de Lisboa e Porto, aqueles que vendem nos mercados das grandes cidades. Assim começaram a chegar à vila, marcas “feitas à mão” de grande qualidade. A apresentação da loja, o carinho e a magia que ela transmite, também ajudou a trazer estas novas marcas à Lourinhã, porque nenhum artesão quer ver os seus artigos feitos com o coração, numa loja descaracterizada, fria e desprovida de referências estéticas acolhedoras.

A exigência dos clientes fez com que a Cachuchos & Companhia se juntasse à Smallsteps®️ em julho de 2016. No mesmo espaço surge um novo conceito de bijuteria feita à mão, com peças de autor que se estão a iniciar neste caminho bonito, mas não muito fácil do design urbano.

PM - Executam artigos e dispõem de outros que não são marca da casa. Quais são os de maior procura?

SS - Os produtos de maior procura são sempre os artigos feitos por mim, mas como encontrei artesãs tão fantásticas, as pessoas já se habituaram aos outros artigos, também eles fantásticos.

PM -  Qual o feedback dos/das vossos/as clientes?

SS - O feedback é muito positivo, temos artigos que não se vendem em nenhuma loja em Lisboa, encontram-se nas feiras, nos grandes hotéis da capital...mesmo assim, apesar do nosso esforço, a procura nos centros comerciais continua a ser grande, o comprar fora da vila é importante, ter um embrulho da loja tal em Lisboa, ainda é importante para muita gente.

PM - Que objetivos para o futuro?

SS - O futuro é feito a cada dia que passa, com passinhos pequenos...estamos atentas.

PM - O que lhes vai na alma neste momento?

SS - Na alma vai-nos as encomendas de verão, novos artigos que vêm com o sol, muita bijuteria nova para alegrar braços e pescoços.

….Subam as escadas, visitem a Smallsteps®️ e a Cachuchos & Companhia!! Fica na Rua do Museu, porta de vidro ao lado da “Cafetaria da Rua Grande” Lourinhã.

 Contactos - 916 445 272/919 782 831 – Rua João Luís de Moura, nº 59 – 1º andar – Loja D – Lourinhã

Um espaço encantador! Mágico! Com artigos lindos e diferentes! Cheios de inspiração! E de uma simpatia e simplicidade adoráveis! Absolutamente fã! Um projeto de alma e coração!

 

 

 

—————

Voltar