Porque a vida merece ser "degustada"


Simplesmente sinto com a imaginação...

16-06-2017 10:40

Lisboa, mar de encontros, ponte de cultura, um passado enriquecido pelo presente. 

Véspera de feriado, final do dia, em clima ameno, lá me desloquei - finalmente - à Feira do Livro de Lisboa. Lisboa fervilha de turistas nos passeios, nos autocarros, nas esplanadas, em todo o lado.

Chegada lá,  e logo à entrada, passei por um portal em homenagem a Fernando Pessoa, onde se lia um excerto do seu poema "Isto" e fui subindo e inspirando-me com as bancadas e estantes repletas de obras, com os castiços pontos ambulantes originalmente bem decorados, onde se lia "Taste a Story", "Brigadeiro Português" ou "Cachorro Vadio", com todo o ambiente agradável que ali se vivia: livros, ar livre, plantas, pessoas, em perfeita harmonia.

Aqui e ali, autores autografavam e anunciavam-se pequenas Palestras. Procurei pelas obras que queria e a certa altura, ouvi alguém dizer a uma responsável pelo stand "Olha, sabes que o Prof. Marcelo está na Leya?". O Presidente dos Afetos e das selfies estava ali, no mesmo dia e na mesma hora que eu. Pois claro, também ele é apaixonado por livros mas foi gira a coincidência. Que tal, tentar a sorte? Afinal, sou fã do nosso Presidente. E lá tentei a sorte mas nada do Prof. Marcelo pois, afinal, não é fácil encontrar alguém num local como a Feira do Livro.

Bem e lá esqueci o Prof. Marcelo e prossegui pelos caminhos da leitura até se fazerem horas de jantar, altura em que decidi sair do recinto para descansar um pouco até às 22h, momento em que regressaria para os descontos 50%. E, foi nessa altura, que cruza à minha frente um grupo de homens a caminhar rapidamente e se ouve "É o Marcelo Rebelo de Sousa" e lá olhei e vi finalmente o Presidente dos Afetos, dirigindo-se à viatura, sem antes não ter deixado de esboçar um sorriso e de mandar um beijinho. Nada de selfies. Nada de fotos - a máquina já estava arrumada na mala. Não houve tempo para nada. Apenas para sorrisos e um beijinho mandado de longe. Até à próxima Prof. Marcelo.

E às 22h, depois de uma saborosa salada Caesar, regressei à Feira do Livro e fiz as minhas compras que ansiosamente começarei a ler e a partilhar convosco.

Até para o ano.

Lisboa é definitivamente um "mar de encontros".

—————

Voltar