Porque a vida merece ser "degustada"


SARD, o alfabeto emocional...

27-06-2017 12:36

Resultado de imagem para alfabeto emocional

O principal causador da angústia é o stress omnipresente nas nossas sociedades. O stress emocional continuado danifica o cérebro, afeta o tamanho das suas estruturas, causa morte celular e encolhe as ligações cerebrais. Ao nos sentirmos emocionalmente pressionados, o cérebro recebe cortisol, a hormona do stress por excelência, que debilita o sistema imunitário e deteriora as capacidades cognitivas, além de impedir que o cérebro se regenere.

Foi desta forma que o Dr. Juan Hitzig elaborou o SARD, alfabeto emocional em que cada pensamento gera uma emoção e cada emoção mobiliza um circuito hormonal que terá impacto nas células do organismo. As condutas S (serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sono, sorriso) promovem a secreção de serotonina, enquanto as condutas R (ressentimento, raiva, rancor, reprovação, resistência) fazem segregar cortisol, uma hormona que corrói as células e que acelera o envelhecimento.

As condutas S geram atirtudes A: amor, ânimo, apreço, amizade, aproximação). As condutas R geram atitudes D:depressão, desânimo, desespero, desolação.

Basta aprendermos este alfabeto emocional desde cedo para conseguirmos viver mais tempo e melhor. A felicidade faz parte de nós, só precisamos descobrir as atividades que nos fazem sentir bem.

Deixem-se inspirar, deixem-se transformar.

—————

Voltar