Porque a vida merece ser "degustada"


Rijomax...um relógio à Harry Potter português

06-02-2017 14:36

Resultado de imagem para Amândio José RibeiroResultado de imagem para rijomax

Construido em Tabuaço (Vila do Distrito de Viseu) pelo artesão e relojoeiro Amândio José Ribeiro, Rijomax é um relógio de génio, bem ao jeito de qualquer um dos filmes da Saga Harry Potter. Rijomax é o relógio mais completo, exótico, insólito e extravagante do mundo. Construído entre 1945 e 1973, é fruto de mais de 16.000 horas de trabalho e de 20 anos de dedicação de um homem simples. Rijomax é tão extraordinário que tem deixado perplexos técnicos estrangeiros que têm passado por Tabuaço para observarem tão misteriosa máquina a fazer inveja aos mais credenciados especialistas suíços. Com 150 kgs de peso, possui mais de 16.000 letras e algarismos que indicam, nos vários mostradores, todos os ciclos do tempo "até à consumação dos séculos", dando todas as indicações pretendidas sobre datas passadas e futuras. 

Rijomax marca os feriados, dias santos, festas móveis, signos e dias dos signos, estações e dias das estações, ciclos solar e lunar, um verdadeiro e completo calendário perpétuo. É de tal modo perfeito e completo que corrige as ínfimas diferenças entre o calendário gregoriano em vigor no Ocidente e o tempo solar. Dispõe de uma programação para um período de seis mil duzentos e setenta e dois anos. O famoso Relógio dispõe ainda de sinal de detecção de chamadas, barómetro, termómetro e de dispositivo indicativo dos pontos cardiais.

Apesar de lhe faltar o título académico, o nome do autodidacta Amândio Ribeiro constará da galeria dos relógios famosos, que ficaram na história universal, construídos por figuras célebres como o Papa Silvestre II e os filósofos da antiguidade clássica Tales de Mileto, Platão ou Aristóteles.

“O Homem sonha, a obra nasce” e, em Tabuaço, Amândio José Ribeiro sonhou a Terra, o Sol e a Lua.

Rijomax eternizará a memória do Sr. Amândio, o único que o sabia colocar a trabalhar, e continuará a colocar Tabuaço nas rotas do prestígio e...nas rotas do tempo.

Parabéns.

—————

Voltar