Porque a vida merece ser "degustada"


QI, QE e QS...

24-04-2018 14:02

 

Resultado de imagem para QI, QE, QS

Longe vão os tempos em que eramos avaliados pelo nosso quociente de inteligência, pelo Sr. QI. Depois, na década de 90 do século XX, veio o Sr. QE, como grande fator diferenciador e nos últimos anos, emergiu o Sr. QS, o "dono" da inteligência espiritual, que é a capacidade que temos para dar sentido à vida e para perceber e entender as diversas mudanças que se vão verificando ao longo da nossa existência.

O QS é entendido como a capacidade de encontrar um propósito para a vida e de conseguir lidar de forma positiva com os nossos problemas existênciais, associados a choques emocionais, fracasssos ou erros graves. É o QS que nos permite criar situações novas, perceber a necessidade de mudar de rumo perante a nossa insatisfação com o que estamos a fazer.

Enquanto o QI nos ajuda a resolver problemas relacionados com a lógica, o QE ajuda-nos a melhorar as relações interpessoais, através da consciencialização das nossas emoções. Fatores como a improvisação, a autoconfiança, a iniciativa, a flexibilidade e persistência, somam pontos no QE.

Ora, o QS ajuda-nos a verficar se estamos no rumo certo na vida ou se teremos de mudar alguma coisa para nos sentirmos mais felizes. O QS está relacionado com o altruísmo, com a ética, a tolerância e o desapego.

Apenas o QI, o QE e o QS em conjunto, permitem explicar a complexidade do ser humano.

Sejam felizes.

—————

Voltar