Porque a vida merece ser "degustada"


Portugal, somos nós...

19-04-2017 14:16

Resultado de imagem para aldeias maravilhaResultado de imagem para chinelos da avóResultado de imagem para jindo burel bergResultado de imagem para portugalsoueu.pt

Resultado de imagem para papa francisco

Nunca Portugal foi tão mencionado, divulgado, premiado e exultado como nos últimos anos. Cá dentro ou lá fora, não páram de circular notícias positivas sobre os grandes feitos de um país que deixou de ser "pequeno" e desconhecido para muitas pessoas por esse mundo fora. Julgo que, apesar de todos os contratempos, valeu-nos a crise. Se assim não tivesse sido, não teríamos despontado tanto para o mundo. Voltámos à era das conquistas, sem dúvida.

Somos Portugal, somos um país com 332 aldeias propostas ao concurso Aldeias, 7 Maravilhas de Portugal, com 7 Regiões representadas(Norte, Centro, Zona de Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira), com 78 aldeias candidatas a Aldeias-Monumento, 23 a Aldeias de Mar, 60 a Aldeias Ribeirinhas, 99 a Aldeias Rurais, 44 a Aldeias Remotas, 79 a Aldeias Autênticas e 63 a Aldeias em Áreas Protegidas.

Somos Portugal, somos um país que tem venerado as suas tradições. Exemplo disso, são os Chinelos d'Avó que, de Seia, já partiram para vários países do mundo. Os Chinelos d'Avó são da autoria de Rita Paiva, uma designer de comunicação que deu continuidade a um artigo típico da Serra da Estrela, feito a partir de sobras de tecido das fábricas de têxteis da região.

Somos Portugal, somos os Jindo Burel, ténis feitos em cortiça e burel, da marca Berg, que ganhou o Prémio de Inovação em Munique, na maior Feira Internacional ligada ao Desporto.

Somos Portugal, somos um país em que a excelente cozinha não tem dado tréguas e em que agora a iniciativa Menu Portugal Sou Eu convida portugueses e portuguesas a concorrerem e a confecionarem pratos e sobremesas, a partir de 15 de Abril. Não tenho quaisquer dúvidas de que não vão deixar os méritos por mãos alheias.

Somos Portugal, um país de fé que vai ser a 12 e 13 de Maio, o grande anfitrião do carismático Papa Francisco, durante um período de 22 horas e 40 minutos. Portugal não mais esquecerá.

Somos Portugal. Somos embaixadores e embaixadoras de Portugal.

 

 

—————

Voltar