Porque a vida merece ser "degustada"


Portugal, montra de inovação...o mundo assim o pede

30-01-2017 12:23

:

Manuel Vieira Lopes, natural de Marco de Canaveses, demonstrou bem cedo a paixão pela arquitetura, tendo colaborado com gabinetes de arquitetura até que, no âmbito do projeto "Lidera" da Universidade do Porto, criou a empresa Casas em Movimento, recentemente presente na maior conferência de empreendedorismo do mundo, a Web Summit. Casas em Movimento é o seu projeto de vida.

Manuel pretende estar na vanguarda da arquitetura viva, com a criação de edifícios que de forma dinâmica e natural se relacionem com o meio envolvente e com quem os utiliza. Espaços vivos e inteligentes, adaptáveis aos desejos e necessidades dos seus utilizadores. A sustentabilidade é também uma preocupação, pelo que, na arquitetura dos edifícios, utiliza recursos energéticos de fonte natural, limpa e renovável, tal como o Sol. Por esta razão, a tecnologia permite que o edifício se mova em torno do Sol, como um girassol. A produção de energia é feita pelos painéis fotovoltaicos, que "como parte integrante da casa e não como apêndices (colocados em cima das telhas ou coberturas), e com um traço contemporâneo que desenha o todo, são como uma pele que a reveste, protege e a alimenta”.

A internacionalização é uma estratégia de médio longo-prazo mas, neste momento, o foco incide no mercado português, uma vez que pretende fazer de Portugal uma montra tecnológica para a escala global.

O próximo passo serão os smart Kiosk In Motion – sKiM - Estruturas Inteligentes para cidades/municípios que se querem também mais inteligentes, seguindo o Sol e produzindo energia que lhes permita a autossuficiência. Cada estrutura terá 40 metros quadrados e Painéis Fotovoltaicos integrados, o que permitirá a produção de energia suficiente para funcionar sem ligação à rede elétrica e ainda excedentes de energia, que poderão ser utilizados para carregamento de gadgets como laptops, smartphones e viaturas elétricas.

Este projeto conta já com a validação pública do arquiteto Souto de Moura "O mundo assim o pede. E nós somos os pioneiros” e do arquiteto Siza Vieira "Este projeto ultrapassa o âmbito académico e devia ser explorado numa perspetiva de mercado”.

Casas em Movimento será com toda a certeza uma grande montra de inovação para Portugal. Parabéns.

—————

Voltar