Porque a vida merece ser "degustada"


Pensar e decidir moralmente...

14-03-2019 12:19

Resultado de imagem para pensar e decidir com sentido de justiça

E se, de repente, o nosso teclado tivesse a tecla da justiça? Dizia Marco Aurélio que "A perfeição moral consiste em viver cada dia como se fosse o último, evitando a agitação excessiva, a indiferença e a hipocrisia." Sobre isto, ele referia ainda: "Pensa firmemente a cada instante (...) e fazer o que estiver nas tuas mãos com uma seriedade total e sincera, com sentimento, independência e justiça, e trata de livrar-te de quaisquer outras preocupações. Livrar-te-ás delas se praticares cada ação de toda a vida como se fosse a última (...)". Simples, não é? Se em nós, os sentimentos de justiça, de sentimento e de seriedade estivessem sempre presentes, tão simples que tudo seria...

Como é importante pensar firmemente a cada instante, como se este fosse o nosso último pensamento. Como é importante decidir com resolução e sentido de justiça e independência, como se esta fosse a nossa última decisão. Como é importante criar "valor" em nós e na sociedade, como é urgente a viragem de tipos de condutas que estão apenas de "olho no próprio umbigo", de comportamentos e de atitudes falsos, de superficialidades, de hipocrisia.

Esta é a reflexão que hoje vos deixo. O mundo, as sociedades, as pessoas estão sub-desenvolvidas nas suas formas de estar na vida. Vão-se, no entanto e felizmente, desbravando caminhos. É ainda um trabalho de poucos/as corajosos/as e resilientes mas, vão-se acendendo centelhas e conseguindo compromissos de melhoria. Até já.

 

—————

Voltar