Porque a vida merece ser "degustada"


Pelos caminhos da Lousã...

08-08-2018 17:59

  

Finalmente conheci a Lousã e algumas das suas admiráveis 27 Aldeias do Xisto. Foram dois dias fantásticos. De repente, entramos no mundo mágico da quietude, da natureza em estado puro, que nos enche o peito de paz e de tranquilidade de espírito. A primeira Aldeia visitada foi a de Casal Novo e a segunda foi a de Talasnal.

Fiquei prontamente deslumbrada e apaixonada. Aquelas Aldeias, de casinhas com alpendre, todas de pedra e de madeira, com vistas de cortar a respiração, ficam longe da civilização, mas perto do essencial: dão-nos paz. E as hortenses, frondosas e coloridas? E a água a correr da serra? Pois bem, estas casinhas estão disponíveis para aluguer e simplesmente farão dos dias ali passados, momentos inesquecíveis e revigorantes.

Ficava ali. E os cafés pitorescos? Se é bom tomar café, imaginem só fazê-lo numa esplanada com a natureza a perder de vista, e acompanhado por uma divinal fatia de bolo de chocolate e mel?! Ainda lhe sinto o sabor. Uma dica: se visitarem a Aldeia do Talasnal, procurem pelo Curral e não se admirem se tiverem de se curvar a entrar. É mesmo assim. E... depois de entrarem, recuarão no tempo e darão com uma esplanada única e inesquecível.

Mas, a pausa de fim-de-semana, incluiu ainda uma ida a três das praias fluviais da zona da Lousã, o que nos permitiu refrescar ainda mais junto aos rios. Permitiu ainda a visita ao Castelo da Lousã, também conhecido como Castelo de Arouce, o qual pertence a uma das primeiras linhas defensivas criadas para controlar os acessos meridionais a Coimbra, na segunda metade do século XI. E, porque em Portugal, temos de provar os pratos típicos de cada Região...provei pela primeira vez Arroz de Bucho. Divinal.

Isto foi. Isto é Lousã. Fica o convite. Visitem. Imperdível!

 

—————

Voltar