Porque a vida merece ser "degustada"


Onde moram os livros?

29-04-2019 17:29

Lá, onde nos esquecemos do mundo exterior, lá onde a imaginação começa, lá onde os livros é que mandam, lá onde a sabedoria começa. É lá...que "moram" os livros. Falamos hoje de uma livraria. Da Livraria Livro Abertona Lourinhã.

Fundada há quase um ano, a 5 de Maio de 2018, data em que a fundadora também celebra o seu aniversário, veio enriquecer o concelho da Lourinhã, disponibilizando uma oferta literária diversificada e constituindo uma opção para quem quer oferecer cultura, quer a miúdos, quer a graúdos.

Mas...vamos à entrevista:

PM -  Há quanto tempo existe a Livro Aberto?

A livraria vai celebrar o seu 1º aniversário, no próximo dia dia 5 de Maio. A data foi escolhida especificamente, por ser no dia do meu aniversário, e assim tornava-se numa ocasião especial para mim.

PM - Qual a razão para a escolha do nome?

Por acaso a escolha do nome veio de uma brincadeira à mesa, com alguns membros da família. A ideia de abrir uma livraria tinha sido tão repentina que eu ainda estava um bocado desnorteada e não tinha nada pensado. Estávamos todos a lanchar, a ver imagens para um possível logotipo e toda a gente estava a pesquisar na internet com as palavras "livro aberto". Houve alguém que brincou, dizendo que o nome ia ter de ser este porque já estava no ouvido e, na altura, apesar de achar que não soava bem, o nome pegou e ficou mesmo este.

PM - É um projeto com alma?

É, definitivamente. Sempre foi uma coisa que me imaginei a fazer e a paixão pelos livros existe desde muito pequena. Lembro-me de andar sempre com algum livro na mão ou a ler e a reler as mesmas histórias. Honestamente, nunca pensei que um dia fosse mesmo ter a minha própria livraria, mas a vida é feita destas boas surpresas. Com muito esforço e o apoio das pessoas certas, tudo se consegue.

PM - Como tem vindo a acontecer a notoriedade da livraria?

Estas coisas demoram, é preciso dar tempo para as pessoas conhecerem e saberem que há uma livraria na Lourinhã. A RCL é um dos melhores meios de divulgação, por exemplo, fazem um excelente trabalho e penso que, para além da grande divulgação que o Facebook proporciona, a melhor forma ainda é a divulgação informal de boca à boca, como se costuma dizer.

PM - Quais são os livros de maior procura?

As pessoas estão sempre mais à procura das novidades, seja de que temática for, mas até agora penso que há uma maior procura pelos livros infantis e juvenis, o que é óptimo, porque é preciso promover a leitura perante os mais novos. Aliás, eu fico maravilhada sempre que são as próprias crianças a pedirem aos pais um livro ou a perguntarem-me coisas sobre as novidades, nem que seja a propósito do Plano Nacional de Leitura.

P.M. - Que tipo de livros podemos encontrar na Livro Aberto?

O mercado do livro não é um merdado fácil e as pessoas têm todas gostos bastante diversificados, portanto tento ter sempre um bocadinho de cada temática, desde o romance ao policial, do desenvolvimento pessoal à culinária e livros infanto-juvenis, incluindo os de apoio escolar e os do Plano Nacional de Leitura.

PM -  Qual o feedback dos/das clientes?

Até agora tem sido bastante positivo, dado que era uma coisa que não existia ainda na Lourinhã e até porque, por exemplo, em caso de livros que de momento não existam na livraria, há sempre a possibilidade de encomendar e de adquirir novidades. Nesse sentido, penso que seja um serviço que as pessoas têm valorizado.

PM - Que objetivos para o futuro?

Sei que nestas coisas, temos sempre de pensar a longo prazo, mas, eu aprendi a viver um dia de cada vez e a dar pequenos passos de forma a conseguir todos os dias desfrutar de alguma coisa. Fazer feiras do livro e horas do conto infantil, por exemplo, são coisas que pretendo continuar a fazer e são o tipo de actividades em que as pessoas gostam de participar. Gosto de pensar que funciono como um motor de busca para quem precisa de ajuda para retornar aos hábitos de leitura ou para criar novos.

PM - O que lhe vai na alma neste momento?

Que sou uma pessoa realizada. Todas as pequenas vitórias contam, sempre.

PM - Muito obrigada e as maiores felicidades para a Livro Aberto.

Lá...onde os livros não "dormem" e nos "despertam"...visitem! 

Na rua junto à Repartição das Finanças da Lourinhã e perto da Casa das Areias Brancas!

—————

Voltar