Porque a vida merece ser "degustada"


O verão...qual a responsabilidade?

20-06-2019 20:26

Resultado de imagem para 44 praias com poluição zero

O verão inicia amanhã e nada melhor para o brindarmos que referirmos as 44 praias portuguesas classificadas como ZERO poluição. São 44 e 10 situam-se no concelho de Torres Vedras. A 15 de Junho foi anunciado pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável que Torres Vedras e Vila do Bispo se encontram no topo da lista, sendo os dois concelhos líderes: Torres Vedras (10), Vila do Bispo (5), Praia da Vitória nos Açores (4) e Tavira (3).

Mas, o que significa uma praia ZERO poluição? É aquela que, ao longo das três últimas épocas balneares (2016 a 2018), não só teve sempre a classificação “EXCELENTE”, como apresentou valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia coli e Enterococos intestinais)

Como utilizadores e utilizadoras de praias, aqui ficam três alertas a RESPEITAR em início de época balnear:

1) Só devem ser frequentadas praias classificadas como zonas balneares, onde há vigilância e onde se conhece a qualidade da água;

2) Não devem ser deixados quaisquer resíduos na praia e, de preferência, devemos encaminhá-los através da recolha seletiva. Mais de 80 por cento dos 12,2 milhões de toneladas de plástico que entram no ambiente marinho em cada ano vêm de fontes terrestres, sendo o maior contribuinte o lixo de plástico, incluindo itens como garrafas de bebidas e outros tipos de embalagens; deixo aqui também a ressalva para os fumadores e fumadoras que minam as praias - e não só - com beatas. São anos consecutivos a vermos beatas pelas praias;

3) Deve-se preservar a paisagem e os ecossistemas envolventes das zonas balneares, evitando o pisoteio de dunas ou outras áreas sensíveis.

Sejamos responsáveis. Usemos a natureza com respeito e moral. Não temos o direito de destruir ainda mais a natureza, não temos o direito de ignorar as consequências que teimam em nos vir parar à frente dos olhos. Não temos o direito de deixarmos um planeta doente aos nossos filhos e filhas. Afinal de contas, que seres humanos somos? Fica a reflexão. Bom verão.

—————

Voltar