Porque a vida merece ser "degustada"


O valor das citações...

07-08-2019 21:57

É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada. - George Bernard Shaw (Frases para Face)

Neste momento, estou a ler "O livro das citações" de Eduardo Giannetti e gostei imenso de uma que se refere ao impacto das citações e que nos interpela sobre o facto de estarmos demasiado ligados/as às nossas convicções e zona de conforto. Datada de 1928, diz a citação de Walter Benjamin que "No meu trabalho, as citações são como bandidos de beira de estrada, que repentinamente surgem armados e tomam de assalto as convicções dos passantes." As citações agitam-nos (no bom sentido), permitem-nos refletir, usar o nosso sentido crítico, ligar as palavras e as frases às situações de vida e dão-nos respostas, as quais, muitas vezes, optamos por ignorar ou rejeitar, na ânsia de nos mantermos fiéis àquilo que para nós é, erradamente, um "porto seguro".

Adoro citações. Elas corroboram, incentivam e reforçam as mensagens de melhoria que vou "semeando" em contexto formativo. Também no blog, dediquei há bastante tempo, um separador ao coaching das emoções e que nada mais é do que um conjunto de frases/citações com alguma profundidade e que por si só são um "despertar" de consciências. Tudo o que não agita e não inspira à mudança positiva, é inerte e o que é inerte, acaba por levar à estagnação e ao recuo.

Amo citações. Respeito, portanto, todas as pessoas que, em segundos ou minutos, escreveram e deixaram frases sábias e eternas. Um património de sabedoria que não se deverá ignorar.

—————

Voltar