Porque a vida merece ser "degustada"


O valor da empatia...

29-01-2019 22:51

"Quando um não quer, dois não brigam", diz um dos nossos conhecidos provérbios portugueses. E o que quererá dizer isto? Quer dizer que existe uma coisa que quase ninguém tem, na hora de agir ou de reagir: empatia. E o que é isto da empatia? Simplesmente reside no facto de eu me colocar no lugar da outra pessoa, antes de dizer algo, antes de tomar uma posição, antes de decidir o que quer que seja, antes de assumir qualquer atitude. Ora, se mesmo que nos momentos em que alguém age de forma contrária aos nossos valores, não "pagarmos" da mesma moeda, estamos a ser empáticos. Contudo, eu posso ser empática sem concordar. O que me leva a ser empática é não concordar mas, mesmo assim, não deixar de dar uma resposta assertiva, referindo a minha posição sem desrespeitar a outra pessoa. A pessoa assertiva é aquela que se afirma no respeito por ela mesma e no respeito pelo outro. "Trata as outras pessoas da mesma forma como gostarias de ser tratada/0." Isto não faz de ti alguém fraco, faz de ti alguém que sabe dizer "sim" ou "não" e que mesmo em discordância, "desarma" a outra pessoa que agiu de forma incorreta. "Desarma" porque simplesmente não seguiu pelo mesmo caminho e de uma forma automática não "alimenta" possíveis rancores que poderá existir da parte alheia. "Quando um não quer, dois não brigam."

Vamos praticar a empatia?

—————

Voltar